No momento de comprar um smartphone novo, em geral, os brasileiros são atraídos pela capacidade de processamento, memória do celular, qualidade da câmera e duração da bateria. Os dados são do estudo “Panorama: o brasileiro e o seu smartphone”, produzido pela MobileTime, em parceria com a OpinionBox.
A mesma pesquisa, porém, indica que uma parcela dos entrevistados (13%) revelou a impossibilidade de ter um celular pela falta de dinheiro para adquirir um novo. Por outro lado, o mercado de seminovos está ganhando cada vez mais espaço entre pessoas que estão em busca por aparelhos modernos, mas a preços competitivos, além de ser uma das vias para a inclusão digital e a democratização do acesso à tecnologia.
A Trocafone, empresa de compra e venda de smartphones seminovos no Brasil, alerta que adquirir um smartphone seminovo exige alguns cuidados para que a aquisição seja vantajosa e segura para o comprador. A recomendação é só comprar aparelhos com:
Procedência verificada
Um possível transtorno para pessoas que compram smartphones seminovos é, após a aquisição, se dar conta de que o objeto é fruto de furto ou roubo. Por essa razão, a recomendação é nunca comprar um aparelho sem que o vendedor lhe dê garantias de que o IMEI (International Mobile Equipment Identity) do aparelho foi consultado. Essa verificação permite analisar todo o histórico de vida do dispositivo.
Itens e funcionalidades em perfeitas condições de uso
Certifique-se de que o aparelho seminovo passou por revisões de peças e funcionalidades, incluindo hardware, software, fones, conectores, memória, alto-falantes, bateria, câmera, Wi-Fi, microfone e carregadores, por exemplo. A estrutura e a configuração de fábrica devem estar preservadas. Além disso, é fundamental que a revisão seja feita por técnicos especializados e que o aparelho esteja formatado e desbloqueado.
Nota fiscal e garantia
Dê preferência para comprar smartphones seminovos de vendedores que possam te oferecer nota fiscal do produto. Outra evidência de que trata-se de uma transação segura é a oferta de garantia para falhas técnicas pelo período de, pelo menos, 90 dias.
Preço atrativo
Nenhuma compra de produto ou serviço deve se basear exclusivamente pelo menor preço. Porém, é útil que você saiba que, em uma negociação justa, o valor de um smartphone seminovo, com revisão, nota fiscal e garantia, deve ser entre 25% e 30% mais barato na comparação com um aparelho novo.
Foto: Divulgação.