Cada vez mais as empresas desenvolvedoras de jogos, plataformas e lojas de conteúdos digitais veem oportunidades para vender títulos e conquistar novos perfis de consumidores por meio do cartão-presente. “Além de oferecer mais poder de escolha para quem ganha, a forma de consumir em créditos pode ser mais bem aproveitada pelos jogadores”, explica o diretor comercial da Blackhawk Network Brasil, Gabriel Mello. A empresa atua globalmente na distribuição de soluções de pagamentos pré-pagos.
Os cartões-presente também têm conquistado grande parte do público gamer por ser uma importante ferramenta para controle de gastos. “Utilizando uma forma de pagamento pré-paga, fica mais fácil para o jogador conseguir manter o controle de seu orçamento mesmo quando está muito empolgado jogando”, acrescenta Mello.
Uma pesquisa encomendada em 2021 pela Blackhawk aponta que 46% dos consumidores de cartão-presente utilizam esse formato de compra com jogos eletrônicos, seja para uso próprio ou para presentear alguém com créditos para jogos. Com a chegada do Dia dos Pais, a compra de jogos com cartão-presente tende a dobrar neste ano, em comparação com 2020, projeta o diretor da Blackhawk.
Outra vantagem importante oferecida pelo cartão-presente da Blackhawk é sua presença em mais de 150 mil pontos de vendas, em todo o país. Isso acaba conectando diferentes tipos de consumidores, inclusive, pessoas que não têm ou não querem usar cartão de crédito. “Criamos um portfólio bem diversificado de cartões-presente das principais plataformas de games, que estão disponíveis em canais físicos dos maiores varejistas do país como Americanas, Carrefour, Ponto, Casas Bahia e Magazine Luiza, para compra de jogos e assinaturas de marcas como Google Play, Playstation, Xbox, Nintendo, Blizzard, Riot e Level Up”, explica Mello.
Além disso, também existem os cartões-presente com valores que podem ser aproveitados em plataformas como a Steam, distribuidora de jogos para computador, e a Razer, que oferece acessórios e periféricos para PC, softwares de otimização, entre outros serviços.
Ao adquirir o cartão, a pessoa deve utilizar o código para comprar os jogos e serviços da plataforma escolhida. A Nintendo, por exemplo, disponibiliza além dos games, o acesso a assinatura do plano de benefícios do Nintendo Switch e créditos para serem utilizados na Nintendo eShop. Os cartões-presente da Playstation e da Xbox também oferecem as mesmas opções para assinaturas (Playstation Plus e Xbox Live) e outro para compras em suas lojas virtuais.