Desde 2018, quando formou parceria com o Instituto da oportunidade Social (IOS), a Dell Technologies e a Intel já formaram por meio de cursos gratuitos 892 jovens cursando ou já concluído o ensino médio na rede pública de ensino, com idades entre 15 e 29 anos e pessoas com deficiência a partir dos 16 anos de idade. Desse total, 277 já conseguiram emprego, aumentando a renda de suas famílias em até 43% em média. Após a conclusão do curso, 50 alunos formados ingressaram no ensino universitário em diversas áreas.
Os cursos oferecidos são: Gestão Administrativa, Suporte em TI, Informática para o trabalho, Programação Web, além do curso LEAD – para pessoas com deficiência – e o ‘Ferramentas de Tecnologia e Educação’, exclusivo para 180 professores da rede pública de ensino, que segundo dados do IOS, pode impactar até 7,2 mil alunos em um ano.
Por conta da pandemia, os cursos passaram a ser totalmente on-line. Para isso, foram fornecidos 308 chips de internet 4G aos alunos para acesso à plataforma virtual de aulas e atividades nesses três anos de parceria.
O conteúdo dos cursos é desenvolvido pelo IOS, com foco em tecnologia e administração. Inclui o pacote Office e a operacionalização de software de gestão empresarial ERP. Além disso, com base na sua experiência de mais de duas décadas formando profissionais para o mercado de trabalho, criou quatro pilares para reunir os diferenciais que o jovem espera em sua formação profissional:
Atividades práticas
Desde o início do curso, os alunos aprendem praticando. Além de conteúdos tecnológicos, os cursos do IOS abrangem conceitos administrativos com aulas práticas em softwares de gestão, Português e Matemática, Empregabilidade, Cidadania e Comportamento (Soft Skills) trazendo para a prática a vivência corporativa.
Tecnologia dentro e fora de aula
Metodologias e ferramentas que colocam o aluno como protagonista de sua formação, por meio de workshops, gamificação, dinâmicas e debates. Além disso, realiza o trabalho transversal em outras disciplinas com o objetivo de desenvolver e aprimorar habilidades como trabalho em equipe, criatividade, liderança, empatia, cidadania digital, organização, disciplina, diversidade, negociação, resolução de conflitos etc.
Apoio psicológico
Muito antes da pandemia, desde sua criação, o IOS atua com um dos diferenciais mais significativos para colaborar com a carreira profissional dos jovens: o desenvolvimento comportamental (Soft Skills) para o preparo completo dos alunos para os desafios do mercado de trabalho.
Empregabilidade
Ao final dos cursos, os alunos formados podem participar do Programa IOS de Oportunidades, que busca vagas de empregos principalmente entre as empresas parceiras da instituição, além de vagas para formação universitária em instituições parceiras da organização.
Mais informações no site do IOS (clique aqui).
Foto: Divulgação.