A Dell Technologies anuncia a chegada da workstation Dell Pro Max 16 Plus ao mercado brasileiro. O modelo se destaca por ser o primeiro notebook voltado para o segmento corporativo equipado com uma Unidade de Processamento Neural (NPU) dedicada Qualcomm AI-100, focada em garantir desempenho superior para cargas de trabalho de Inteligência Artificial.
O equipamento é impulsionado por duas placas Qualcomm AI-100 Inference Card (dNPU), oferecendo até 32 núcleos de IA e 64GB de memória LPDDR4x. Essa configuração permite o gerenciamento de Grandes Modelos de Linguagem (LLMs) que variam de 30 bilhões a 109 bilhões de parâmetros. A proposta é oferecer uma solução móvel que combine segurança para uso corporativo com economia em relação a outras infraestruturas.

O novo Dell Pro Max 16 Plus foi projetado para atender a profissionais que necessitam de alta capacidade de processamento, como engenheiros e cientistas de dados que trabalham no desenvolvimento de chatbots, co-pilots e agentes de IA. A arquitetura do notebook favorece a inferência de IA local de alta precisão, o que resulta em respostas mais rápidas, maior privacidade dos dados e menor dependência de processamento em nuvem.
Em relação à disponibilidade, a versão com sistema operacional Linux já pode ser adquirida no Brasil, enquanto o modelo com Windows deve chegar em breve. Por ser um produto direcionado a empresas, o preço final varia de acordo com o volume de compra e negociação direta.
Fotos: divulgação.














































