O Centro Universitário de Excelência ENIAC, por meio de seu braço social, o Centro de Inovação Tecnológica Innovation Guarulhos (Citig), abre inscrições para o programa CoMaTec, que disponibiliza cursos gratuitos nas três principais competências exigidas pelo mercado de trabalho atualmente: Comunicação, Matemática e Tecnologia.
De acordo com o mantenedor do ENIAC, professor Ruy Guérios, o CoMaTec foi idealizado para proporcionar capacitação e desenvolvimento social a jovens que enfrentam dificuldades em sua trajetória regular de ensino, ao mesmo tempo em que precisam se preparar para um mercado de trabalho mais exigente e que depende de uma mão de obra com características mais abrangentes. Para participar do CoMaTec, o aluno precisa estar, no mínimo, no 9º ano do Ensino Fundamental ou ser formado no Ensino Médio pela rede pública. As inscrições gratuitas devem ser feitas por meio DESTE SITE.
“Precisamos estabelecer um alicerce forte para a construção de todas as competências necessárias, visando formar os profissionais do futuro. E esses profissionais precisam estar, entre outras coisas, hábeis nessas três frentes: comunicação, matemática e tecnologia”, diz o professor.
Durante os cursos, os estudantes serão introduzidos a metodologias inovadoras de ensino, como: PBL (Problem Based Learning – aprendizagem voltada para resolução de problemas); Peer Instruction (em que alunos instruem uns aos outros); e Gamificação (uso de dinâmicas de jogos para engajar os alunos, resolvendo problemas e melhorando o aprendizado). As aulas estão previstas para começarem no mês de agosto e a duração do curso é de três meses.
Outros benefícios oferecidos pelo curso são a transmissão de aulas ao vivo; aulas gravadas para assistir quantas vezes desejar; plataforma tecnológica com todo conteúdo digital; inovação e aprendizado prático; formação para o mundo 4.0; e biblioteca digital.
Além disso, os alunos que tiverem participação ativa no programa, realizando todas as entregas necessárias e conquistando uma nota média acima de oito, poderão usar tais créditos para eliminar disciplinas em um possível futuro curso técnico ou de graduação do ENIAC.