Presentes em países como o Reino Unido, a França, os EUA e outros, onde grandes redes como Walmart, Carrefour e Target já adotaram o modelo, as dark stores têm se consolidado como uma tendência no e-commerce nos últimos anos, ganhando ainda mais relevância impulsionadas pela pandemia. No Brasil, marcas como iFood já estão estabelecendo operações express em diversos bairros do Rio de Janeiro e São Paulo.
Com o crescimento contínuo das compras on-line, espera-se que esse modelo se torne ainda mais comum entre os varejistas. De acordo com um estudo do The Global Payments Report, o comércio eletrônico no Brasil crescerá aproximadamente 95% até 2025, chegando a US$ 79 bi em transações.
Na prática, as dark stores são pontos de distribuição estrategicamente localizados para produtos vendidos no e-commerce, e devem surfar junto a esse crescimento. Um dos seus grandes diferenciais – que as fazem atraentes para comerciantes – é seu baixo custo de manutenção e a pronta-entrega aos consumidores, uma vez que as lojas são pequenas e estão inseridas nas próprias cidades; e não afastadas, como os grandes centros de distribuição.
De acordo com o head de vendas da Nexaas, retail tech especializada em inovação para o varejo, Andrei Dias, o investimento nas dark stores acaba sendo um investimento em logística. “Mais perto dos clientes, negócios que usam a estratégia da dark stores podem ter um diferencial muito importante atualmente, que seria o de entregar produtos no mesmo dia da compra”, considera o executivo.
Por serem discretas, muitas vezes podem passar despercebidas, mas elas estão em diversos bairros das capitais e realizam os mesmos processos de um centro de distribuição, como recebimento de pedidos, estocagem, geração de documentos e despacho. “Para os lojistas, a estratégia é boa por terceirizar a parte logística das suas operações. Já para os clientes, os pontos positivos são receber o produto mais rápido e pagar menos pelo frete. Todos saem ganhando”, acrescenta Dias.
Popular nos Estados Unidos e na Europa, a conveniência que as dark stores trazem ao varejo é uma tendência que deve se instaurar cada vez mais, sendo mais uma opção de aperfeiçoar a logística de negócios, e dando um maior leque de escolhas aos consumidores quanto à entrega.
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