A Samsung revelou os grandes vencedores da 12ª edição do Solve for Tomorrow Brasil. Muito mais do que uma competição escolar, o programa se consolidou como uma vitrine para a criatividade e a capacidade técnica de alunos da rede pública que usam a ciência para transformar suas realidades locais.

O grande destaque deste ano veio de São Luís (MA). A equipe do Instituto Estadual do Maranhão conquistou o primeiro lugar nacional com o projeto “BabaçuTech”. Os estudantes olharam para uma riqueza regional – o babaçu – e desenvolveram uma solução tecnológica baseada nesse recurso. É o exemplo perfeito da essência do programa: jovens aplicando a abordagem STEM (Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática) para resolver demandas que eles vivenciam no dia a dia, dando visibilidade nacional a questões e potenciais regionais.
O pódio da edição 2025 reforça a diversidade de ideias pelo país. O segundo lugar ficou com estudantes de Goiás, que criaram o projeto “Efeito de Extratos Vegetais em Aedes aegypti”, atacando um problema de saúde pública recorrente no Brasil. Já a terceira colocação foi para o Pará, com o projeto “Ecoluz Trap”, uma armadilha luminosa ecológica.

Além dos vencedores nacionais avaliados pela banca técnica (composta por representantes da Samsung, do Cenpec e especialistas), o programa também reconheceu projetos pelo impacto social e popularidade. A Escola Estadual José Mota, de Manacapuru (AM), recebeu Menção Honrosa pelo “ArapainaAtivo”, uma solução com alto potencial transformador na área da saúde local.
Já na votação do Júri Popular, o público escolheu iniciativas de três estados diferentes: o “Apollo SPX”, da Paraíba; o “Bioconcreto”, do Rio Grande do Norte; e os “Painéis Ecológicos”, do Pará.
Coordenado no Brasil pelo Cenpec, o Solve for Tomorrow registrou em 2025 um aumento de 28% no número de projetos inscritos e envolveu estudantes de escolas públicas de todo o território nacional. Para os vencedores, a premiação incluiu desde notebooks, tablets e smartwatches da Samsung até TVs para as escolas, incentivando que a tecnologia continue sendo uma ferramenta de aprendizado.
Fotos: divulgação.













































