A Intel aproveitou a abertura da CES 2026, em Las Vegas, para anunciar um marco na indústria de semicondutores: o lançamento dos processadores Intel Core Ultra Série 3. A nova linha, que estará em exibição no evento até o dia 9 de janeiro, é a primeira construída com a tecnologia Intel 18A, o processo de fabricação mais avançado da empresa nos Estados Unidos.
Com foco total em PCs com Inteligência Artificial, a Série 3 chega com a promessa de equipar mais de 200 novos designs de notebooks ainda este ano. Entre os destaques técnicos, os modelos contam com até 16 núcleos de CPU e 12 Xe-cores, entregando um ganho de desempenho em jogos superior a 77% e uma autonomia de bateria que pode chegar a 27 horas.
Novas categorias e expansão para o Edge
A fabricante introduziu as novas classes de processadores Intel Core Ultra X9 e X7, voltadas para usuários que exigem alta performance em multitarefa, criação de conteúdo e games. Além do mercado de consumo, a Intel anunciou que, pela primeira vez, esses processadores serão certificados para uso industrial no edge, impulsionando tecnologias de robótica, cidades inteligentes e automação em saúde.
A eficiência energética e a capacidade de processamento de IA (com até 50 TOPS de NPU) colocam a Série 3 como a plataforma de AI PC mais ampla já entregue pela marca. As pré-vendas de laptops equipados com os novos chips já começaram, e a disponibilidade global está prevista para o dia 27 deste mês.
Foto: divulgação















































