A Intelbras, empresa brasileira desenvolvedora de tecnologias, anuncia a ampliação da parceria com a Stock Car Pro Series. As soluções tecnológicas com Inteligência Artificial (IA) da empresa foram utilizadas pela primeira vez na terceira etapa da Stock Car, realizada no dia 19 de junho no autódromo Velocitta em Mogi Guaçu (SP) e, devido a sua alta performance, serão utilizadas também em toda a temporada de 2021. As soluções com IA, que incluem cerca de 50 equipamentos, tornam a competição mais segura e possibilitam um monitoramento mais efetivo.
“Nossas tecnologias se adaptam a diferentes cenários, atendendo às necessidades de cada projeto. É uma construção conjunta com o cliente. Na Stock Car, estamos com soluções inovadoras de inteligência artificial para auxiliar as autoridades e organização a tomarem decisões nas provas de forma mais assertiva, pois podem monitorar cada acontecimento nas pistas, dentro e fora dos boxes, e capturar detalhes com alta definição de imagens”, afirma o diretor da unidade de Segurança Eletrônica da Intelbras, Henrique Fernandez.
A alta resolução das imagens, o zoom potente, as funções inteligentes e o poder de processamento das soluções tecnológicas da Intelbras, em conjunto com as imagens de transmissão da corrida e a telemetria dos veículos, oferecem condições ideais para que os especialistas da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA) decidam tanto sobre questões relacionadas às manobras dos pilotos na pista quanto ao trabalho das equipes na área dos boxes.
As imagens provenientes das câmeras espalhadas pelo circuito são analisadas e conferidas ao vivo em três ambientes diferentes: direção de provas, sala dos comissários desportivos e sala dos comissários técnicos. Os oficiais da CBA acompanham todos os detalhes da corrida e dos boxes em tempo real e podem agir prontamente caso algo ocorra de maneira inesperada.
“O Stock Smart Track, que é o sistema que utiliza tecnologia Intelbras, já trouxe avanços em termos de cobertura de imagens para utilização da Confederação Brasileira de Automobilismo. Sem sair de seus postos de trabalho, os oficiais da entidade puderam fiscalizar todos os detalhes dentro e fora dos boxes e acompanhar os movimentos nessa região, que é o centro nervoso do autódromo”, afirma o CEO da Stock Car, Fernando Julianelli.
A promotora da Stock Car Pro Series, Vicar, anunciou em junho a estreia de um sistema de monitoramento dotado de inteligência artificial e controlado por uma central de última geração. Com câmeras de alta tecnologia e equipamentos robustos de redes, como switches gerenciáveis com alto poder de processamento para transmissão e priorização de dados, vídeo, voz e imagem, o Stock Smart Track (SST) foi desenvolvido com exclusividade em parceria com a Intelbras e colocado à disposição da Confederação Brasileira de Automobilismo, que prestou consultoria ao longo do processo. Após o êxito no uso das tecnologias na corrida realizada no autódromo Velocitta, a parceria foi estendida e vai durar toda a temporada de 2021.
O sistema utiliza tecnologia IP para conectar todas as câmeras Full HD de longo alcance à central que é controlada pelos comissários da CBA. Os dados da corrida completa são transmitidos em tempo real e, também, gravados na central da CBA para verificações posteriores.
“A tecnologia é cada vez mais presente no esporte a motor e a parceria com a Intelbras chega em um momento no qual a Stock Car está evoluindo rapidamente nesse campo, como mostram os vários novos parceiros do segmento tecnológico que estão estreando na categoria em 2021”, finaliza Julianelli.