O LinkedIn, rede social profissional, anunciou um campo exclusivamente dedicado para a identificação de pronomes dos usuários. O recurso, que já foi implementado nos Estados Unidos, chega ao Brasil, México, França, Alemanha, Noruega e Dinamarca. A partir de agora, os profissionais têm a opção de selecionar como gostam de ser tratados. Além das opções ele/dele, ela/dela e eles/deles, será possível adicionar pronomes personalizados. Haverá ainda a possibilidade de controlar quem terá acesso a esta informação, ou seja, compartilhar com “Todos os usuários do LinkedIn” ou apenas com as “conexões de primeiro grau”. Contudo, para evitar discriminação nas buscas feitas dentro da plataforma, os pronomes não serão indexados no campos de pesquisa e, portanto, não poderão ser achados desta forma.
Com esta atualização, o LinkedIn tem como objetivo facilitar a comunicação entre os usuários além das fronteiras culturais, de gênero e geográficas. A criação dessa ferramenta possibilita uma comunidade mais amigável e inclusiva, em especial para a comunidade de pessoas transexuais e aqueles que se identificam como não binários ou preferem usar pronomes de gênero neutro.
Além das ações realizadas no mês passado, o aplicativo lança um programa em colaboração entre os grupos de diversidade das empresas BASF, Natura e Visa com o intuito de promover a inclusão social de pessoas trans e travestis por meio do trabalho, cultura, saúde e bem-estar. O esforço das empresas parte da ideia de que “Somos Mais fortes em conjunto” (SOMA) e terá uma grade disciplinar com dez semanas de treinamento e desenvolvimento. Inicialmente, será voltado para apoiar iniciativas que beneficiarão mulheres trans e travestis que vivem no Centro de Acolhida Especial Casa Florescer, em São Paulo.
As iniciativas do SOMA vão oferecer conteúdos e dinâmicas, em sua maioria virtuais, compartilhados de forma on-line para facilitar a transmissão do conhecimento e para respeitar o tempo de aprendizado de cada participante. Assim, cada uma pode acessar o conteúdo no horário que lhe for mais conveniente. As participantes também receberão apoio para a busca de oportunidades no mercado de trabalho, inclusive com mentorias individuais junto aos grupos de afinidades das companhias. A expectativa é que, ao final da jornada de desenvolvimento, elas tenham todas as ferramentas para planejarem suas carreiras e se sintam preparadas para buscar uma colocação profissional de acordo com as áreas de interesse individuais.