A Motorola mostrou aos presentes da edição brasileira do Lenovo Tech World ’24, os avanços da moto ai. Ainda em teste, os recursos inteligentes apresentam conceitos e funcionalidades inovadoras, visando atender de forma ainda mais precisa aos desejos e às necessidades de seus usuários, permitindo que eles aproveitem o melhor da IA hoje e conheçam a visão da empresa para o futuro. “O objetivo da companhia, tanto com as marcas Lenovo e Motorola, é levar a Inteligência Artificial para todos”, afirmou o presidente da Lenovo no Brasil, Ricardo Bloj, em seu discurso de abertura no evento. “Na nossa visão, a IA tem como objetivo levar mais qualidade de vida para as pessoas e mais produtividade para as empresas”, completa o executivo.
O avanço do moto ai tem como missão transformar a experiência com o smartphone em três áreas principais: assistência, captura e criação. Isso significa que a IA da Motorola pode executar ações para ajudar os usuários a concluírem suas tarefas sem esforço, ajudá-los a capturar o mundo ao seu redor, relembrá-los a qualquer momento e fornecer ferramentas que inspirem a criatividade e a produtividade.
LAM
A marca tem explorado novas possibilidades ao integrar Modelos de Ação em Grande Escala (Large Action Models – LAM, em inglês) ao poder do moto ai. Com este software, ainda em fase de prova de conceito, os LAM da Motorola podem interpretar o ambiente, aprender com o comportamento do usuário para fornecer respostas personalizadas e transformar linguagem natural em ações, executando-as de maneira fluida em seu nome.
O resultado de todo esse processo é um assistente pessoal com compreensão contextual, proporcionando interações quase humanas por meio de linguagem natural. Pedir um café gelado poderá ficar mais fácil coma assistência da moto ai, que irá localizar a cafeteria mais próxima e fazer o pedido, avisando o usuário o momento certo para a retirada. Isso também funcionará para ações frequentes como solicitar um carro por aplicativo. O usuário dirá o local de destino e a moto ai usará sua localiz
ação para confirmar a corrida e fornecer detalhes sobre o motorista, o tipo de carro, o local de embarque e o tempo estimado de chegada.
E à medida que os Modelos de Ação em Grande Escala aprendem os hábitos e preferências de um usuário, ele se torna ainda mais útil. No futuro, esse conceito poderá automatizar tarefas diárias como definir alarmes, fazer pedidos de café da manhã, selecionar playlists e muito mais.
Além de um assistente pessoal, a IA da Motorola é incorporada em muitas áreas dos dispositivos, incluindo câmera, bateria, display e desempenho. Confira algumas funcionalidades que já estão em fase beta, porém sem data para chegar ao mercado:
- O comando O que rolou? ajuda os usuários a economizar tempo, fornecendo um resumo priorizado das comunicações pessoais, para que eles não precisem ficar rolando infinitamente pelas notificações que perderam;
- A função Anote aí ajuda os usuários a lembrarem de instruções ou detalhes específicos, sem precisar escrever anotações ou ouvir gravações longas. Ele permite a gravação de conversas ou palestrantes, que são então transcritas e resumidas para que os usuários as revisem;
- O comando Guarde para depois captura momentos ao vivo ou informações na tela quando acionado, salvando-os instantaneamente com insights inteligentes gerados por IA.
Smart Connect
Também foi apresentada pela Motorola uma prévia da experiência do Smart Connect, agora com recursos alimentados por IA que tornam a experiência multi-dispositivo da Lenovo-Motorola mais intuitiva, humana e agradável. A funcionalidade também fornece aos usuários a capacidade de compartilhar dados pessoais de maneira uniforme entre seus dispositivos conectados. As pesquisas entre dispositivos e as ações inteligentes permitem que os usuários encontrem e transfiram arquivos, iniciem aplicativos específicos e encontrem fotos relevantes em todos os dispositivos conectados com um simples comando.
Fotos: Divulgação/TechnoInforme