Olá pessoal, recebemos por aqui a TCL QLED 4K C635 55″ para review. O modelo, com sistema operacional Google, também está disponível com 50″. Com um preço bem mais convidativo do que a concorrência, a QLED 4K C635 se coloca como uma ótima opção de compra na categoria intermediária de smart TVs com essa tecnologia.
Segundo o fabricante, o modelo oferece mais de um bilhão de cores, o que resulta em uma imersão beeeem satisfatória. E a TV é boa mesmo, com um custo-benefício que vale a pena. Confira a seguir alguns pontos da smart TV.
Design
A instalação é bem fácil se você optar por colocá-la sobre um móvel. Ela vem com dois pés, de plástico, que podem ser parafusados em duas posições: mais espaçadas, perto das bordas; ou mais centralizadas, e isso é bem legal. São dois parafusos para cada pé e você vai precisar de uma chave philips. A TV com 55″ possui aproximadamente 81 mm de espessura e pesa cerca de 15 kg, o que a deixa fácil de transportar e permite a instalação sozinho. Caso queira pendurar na parede, o aparelho conta com o padrão VESA, de 300 x 300 mm, lembrando que o suporte para parede ou painel, precisa ser comprado separadamente.
O design é simples e sem bordas, o que não compromete o ambiente. Os pés de plástico, sinceramente, deixam a TV muito próxima da base do móvel, o que pode prejudicar um pouco o visual se você optar por um SoundBar. Isso porque dependendo da altura da barra de som, ela vai ficar no limite ou até mesmo ultrapassar a linha inferior da tela da TV.
Controle remoto
O controle remoto da TV TCL C635 apresenta seis botões específicos para os serviços de streaming: YouTube, Netflix, Globoplay, Disney+, Amazon Prime Video, além do TCL Channel.Ele funciona com duas pilhas AAA, conhecidas como “palito”. Com ele é possível o acesso ao Google Assistente pelo comando de voz, que às vezes deixa um pouco a desejar e não entende seu comando de jeito algum, mesmo assim vale a pena. O dispositivo não possui teclas numéricas e é um pouco grande em relação ao que já vemos na concorrência.
Conexão
O cabo de energia fica do lado esquerdo da tela e as outras entradas ficam do lado direito, o que acaba atrapalhando um pouquinho na organização dos cabos, principalmente se a TV for instalada na parede ou até mesmo em um painel, tb achei o cabo da energia curto.
A C635 55″ possui diferentes entradas, como: 1 Porta LAN, 3 HDMI, 2 USB, 1 Entrada AV (Áudio & Vídeo), 1 Entrada RF para antena/cabo, 1 Saída Áudio digital (ótica) e 1 Saída p/ fone de ouvido. O destaque fica para a entrada HDMI 2.1. compatível com os consoles PlayStation 5 e Xbox Series S|X, e outra com ARC/eARC.
Tela e Som
Tanto a imagem como o som oferecidos pela C635 QLED 4K 55″ são muito bons e cumprem a promessa do fabricante, principalmente dentro da categoria intermediária. O painel QLED oferece um bom nível de brilho e o contraste é bem coerente, porém falta um pouco de profundidade nos pretos. Lembrando que o aparelho possui uma taxa de atualização de até 120 HZ, utilizando a tecnologia 120 Hz-DLG (Dual Line Gate). Trata-se de um recurso exclusivo da TCL que faz com que as imagens sejam reproduzidas em baixa latência, eliminando os borrões e os famosos ‘fantasmas”, principalmente nos jogos. Inclusive, a marca se coloca como uma opção de compra para o público gamer.
A imagem apresenta detalhes e uma ótima resolução e, sim, uma experiência bem imersiva. Acompanhamos por aqui a transmissão 4K e com som Dolby ATMOS do The Town, pelo GloboPlay, e a qualidade foi surpreendente. Optamos pelo modo de imagem Smart HDR, que não decepcionou, deixando as cores mais vívidas e suportando bem as mudanças da iluminação durante os shows. Os outros modos disponíveis são: Vivid, Low Power, Sports, Filme e Game. O Sport também se mostra uma boa opção para jogos de futebol.
No que diz respeito ao áudio, a TCL C635 55″ tem dois alto-falantes, que totalizam 20 W. O sistema de som da TV foi desenvolvido em parceria com a ONKIO e possui tecnologia Dolby ATMOS, o que, segundo o fabricante, resulta em uma atmosfera 3D de som. O áudio cumpre bem seu papel e no caso dos shows se comportou muito bem, porém, os graves sempre ficam com aquela sensação de quero mais. Para quem valoriza a qualidade de som, com certeza um Soudbar resolve essa questão. Assim como a imagem, a TV oferece diferentes configurações de áudio: filmes, músicas e esportes, além de voz, jogo e dinâmico. Se você optar pelo modo automático, não vai se decepcionar, pois ele detecta e ajusta o volume tendo como base o som ambiente.
Sistema Operacional
O modelo C635 55″ conta com o sistema operacional Google TV, com isso também é possível utilizar o Google Assistente e o conteúdo que estiver vinculado à sua conta Google. Isso é legal, você consegue acesso a todos seus aplicativos e streaming. Por aqui, por exemplo, a TV é da concorrência, e alguns streaming são acessados somente pelo console do videogame, o que é muito chato.
Porém, a configuração de todo o sistema Google é a parte mais demorada de todo processo. Gente, leva quase uma hora, mas vale a pena: é possível levar toda sua experiência e todo seu conteúdo do celular para a tela da TV. Aqui entra a Inteligência Artificial, e as sugestões de séries e filmes começam a ser mais voltadas para seu perfil, levando em consideração o que você vem assistindo.
Com o Google Assistente também é possível conectar dispositivos inteligentes compatíveis com o sistema e controlá-los por voz, pelo controle remoto da TV. Lembrando que a C635 também possui Alexa integrada.
Preço e concorrentes