O uso da tecnologia para a geração de novos negócios ou para a modernização dos ambientes de T.I. das empresas, tornou-se necessário, principalmente durante a pandemia, quando a maioria das organizações foi obrigada a acelerar o processo de transformação digital. Desde pequenas empresas, passando pelas startups, até as gigantes do mercado apostaram, nesses últimos anos, em novas tendências tecnológicas como parte de inovação e necessidade mercadológica.
Para se ter uma ideia, em 2021, cerca de 62,5% das empresas brasileiras investiram entre 10% e 30% do total do seu faturamento em transformação digital, segundo pesquisa da Sambatech e Samba Digital. O CTO da Claranet, Diogo Barroso, explica que o investimento em novas tecnologias não se restringe apenas a uma tendência de mercado.
“Hoje, investir em soluções que estão em alta, é pensar também de forma estratégica para o negócio da empresa, seja para expansão ou para modernização do seu ambiente de T.I. Esses investimentos estão na maioria das vezes atrelados à reputação e massificação da marca, tornando o tema extremamente decisivo para os executivos e também investidores”, aponta o especialista.
Pensando nisso, a Claranet mapeou as principais tendências em tecnologia para este ano a fim de esclarecer a importância de cada solução.
Cibersegurança
Estamos na era pós-digital em que tudo pode ser acessado pela Internet. Dessa forma, o número de ataques às empresas vem aumentando consideravelmente. Aplicações e Dados corporativos possuem acesso restrito, mas hoje são acessados de novas maneiras devido à pandemia, que permite o formato de trabalho remoto chamado por especialistas de Bring Your Own Environment. Esses riscos precisam ser levados muito a sério, pois podem abalar a credibilidade da corporação e provocar prejuízos financeiros.
Hiper Automatização
A hiper automatização favorece a redução de custos e evita erros humanos. Muitos ouvem falar de DevOps e SecDevOps, mas não imaginam que eles podem automatizar diversos processos dentro da empresa. Inclusive, alguns acreditam que o DevOps se resume à Infraestrutura como código. Porém, ter uma cultura de automação é muito mais abrangente, pois envolve a quebra de paradigma e a mudança de mindset. A hiper automatização não é só robotizar processos, mas sim mudar a forma como se realiza o trabalho.
Data Driven
Tendência que já evoluiu muito e com certeza crescerá ainda mais. Com o aumento da IoB (Internet of Behavior), saber o que acontece em tempo real é essencial para vender mais. Por meio desta solução é possível compreender como está a percepção dos clientes em relação à empresa e os serviços que oferece.
Inteligência Artificial e Machine Learning
É impossível falar em automação e cibersegurança sem mencionar essas duas tendências. IA (Inteligência Artificial) e ML (Machine Learning), são agentes de transformação dentro de uma empresa. Essas ferramentas nos ajudam a ter efetividade no aprendizado e análise de comportamentos.
Cloud Híbrida
Esta é uma tecnologia responsável pela otimização da entrega de todas essas ferramentas. A cloud híbrida reúne e associa tudo o que acontece nas tecnologias mencionadas acima. A sua função é fazer com que as funcionalidades dessas tecnologias acompanhem e protejam as corporações com o aumento do Anywhere Office.
Imagem: Divulgação.