Como parte das iniciativas para promover um ambiente seguro para jovens e adolescentes na plataforma, o TikTok lançou uma cartilha para apoiar mães, pais e responsáveis a abordarem temas ligados à segurança digital com os jovens e adolescentes de maneira fácil. Ela também reúne informação sobre todas as ferramentas disponíveis para ajudar a garantir a segurança de menores no aplicativo.
Produzido em parceria com a SaferNet, ONG que atua com direitos humanos em ambiente digital, o material aborda as principais ferramentas de proteção disponíveis na plataforma para cada idade e suas configurações automáticas, como sincronização familiar, gerenciamento de tempo de tela, habilitação de comentários, controles de segurança e privacidade, bloqueio e denúncia de contas e conteúdos.
O material oferece orientações práticas e ferramentas para garantir a proteção de adolescentes no TikTok, e também serve como um ponto de partida para discussões importantes nas famílias sobre o uso responsável de plataformas sociais e a importância da segurança on-line.
A empresa mantém um trabalho ativo de identificação e remoção de contas de pessoas abaixo de 13 anos, idade mínima estipulada para uso do aplicativo. A plataforma conta com times de moderadores treinados para identificar sinais de idade incorreta nas contas. Para se ter uma dimensão deste trabalho, nos primeiros nove meses de 2023, foram removidas aproximadamente 56 milhões de contas por suspeita de serem menores de 13 anos no mundo todo.
Acesse a cartilha aqui
Foto: Divulgação.