A Watch Brasil, hub de conteúdo para provedores de internet, anuncia uma série de novidades para o mercado incluindo a expansão do portfólio, com a inclusão de conteúdos de afiliadas da Globo e canais lineares da Disney; o lançamento do Awdio, plataforma de streaming de música; e a introdução dos canais FAST (Free Ad-Supported Television), um novo modelo de negócios que visa aumentar o engajamento e a rentabilidade da base de ISPs (Internet Service Provider) parceiros.
Disney e Globo
A partir de agora, os provedores de internet podem oferecer à sua base de clientes uma série de conteúdos da Globo e os canais lineares da Disney.
Recentemente, o sinal de streaming da Watch foi disponibilizado para as afiliadas da Globo em praças como Globo SP, Inter – TV Alto Litoral, TV Planície, TV Serra Mar – e TV Rio Sul (RJ), RPC – Cascavel, Curitiba, Londrina, Maringá, Paranavaí, Ponta Grossa (PR), TV Liberal Castanhal (PA), TV Morena Corumbá (MS) e TV Verdes Mares (CE). Desde o mês passado também entraram na programação Globo RJ, TV Clube (PI), TV Integração Juiz de Fora (MG) e TV Vanguarda São José (SP). E, a partir de 31 de dezembro de 2024, passam a integrar o sistema a TV Diário (CE) e a TV Vanguarda Taubaté (SP).
Já, para os canais lineares da Disney, a previsão é que os assinantes tenham acesso a partir de 20 de novembro. Ao todo 12 canais passam a fazer parte do portfólio da Watch para assinantes, com ESPN, ESPN 2, ESPN 3, ESPN 4, ESPN 5, ESPN 6, Disney Channel, Baby TV, Star Channel, FX, Cine Canal e National Geographic Channel, divididos entre os pacotes família UP e Power (que possuem categorias de Power Sports, Power+ cine sports e Power completo).
Awdio
A nova plataforma de streaming de música da Watch Brasil já está disponível ao público no endereço www.awdio.com.br. A solução oferece aos provedores de internet uma forma de aumentar o valor percebido pelos assinantes, adicionando um Serviço de Valor Agregado (SVA) de baixo custo e tornando o pacote de entretenimento mais completo. “A Awdio representa uma oportunidade inovadora de digitalização, permitindo que as emissoras de rádio alcancem novos públicos e gerenciem seus conteúdos de forma totalmente online e sem custos de infraestrutura. Estamos trazendo uma solução acessível e eficiente para rádios que buscam expandir sua presença no ambiente digital”, destaca o CEO da Awdio, Daniel Almeida.
Segundo o executivo, “a expectativa é que a Awdio se torne para o setor de rádio o que a Watch Brasil já representa para as IPSs: uma referência em streaming. Desenvolvemos um produto próprio, com a expertise da tecnologia que já oferecemos na Watch, vanguarda brasileira no desenvolvimento de soluções para streaming”.
Canais FAST
Outro lançamento da Watch é a chegada dos canais FAST, uma nova proposta de canais de televisão gratuitos, sustentados por anúncios. Há negociações em aberto para trazer conteúdos como Acelerados, Manual do Mundo, Fit Dance, Whe Play e Canal do Artesanato.
Essa nova vertente do negócio oferece vantagens estratégicas tanto para aquisição de novos clientes quanto para retenção da base atual. “A ideia é usar o FAST como uma primeira experiência para novos clientes e um facilitador para futuras vendas de conteúdos da Watch, além de ser uma ferramenta poderosa para ações de recall e redução de churn em clientes que já estejam na nossa base. Com campanhas de rentabilização via anúncios, podemos manter os clientes conectados à plataforma sem custo adicional”, explica o CEO da Watch Brasil, Carlos Mendes,.
Expectativas para 2025
A Watch Brasil prevê basear seu crescimento com um foco mais direcionado. Dessa forma, a estratégia passa a priorizar o aumento da receita da base de clientes existente, sem deixar de lado a expansão. Além disso, a Watch Labs, braço de tecnologia da companhia que prevê a venda de tecnologia da empresa para o mercado internacional, tomará maior protagonismo, especialmente com o fortalecimento das operações para fora do Brasil. “Queremos cada vez mais nos solidificar como o parceiro essencial para ISPs que desejam entregar mais valor e diversificar suas ofertas de entretenimento, com soluções que atendem às necessidades de um mercado cada vez mais digital e competitivo”, finaliza o presidente da Watch Brasil.
Foto: Divulgação/TecnoInforme