Apple anuncia iOS 15

A conferência também serviu para mostrar novas medidas de privacidade para os usuários da Apple. Foto: Divulgação.

O iOS 15 foi anunciado durante a Apple Worlwide Developers Conference (WWDC). A nova versão do sistema operacional promete a personalização da tela inicial e de notificações, e também funções que permite ao usuário assistir a vídeos e ouvir músicas com amigos à distância ao mesmo tempo. A atualização promete ainda melhorias para as chamadas de vídeo do FaceTime, para a busca do Spotlight e para os mapas do Apple Maps.

Além do novo iOS 15, a conferência também serviu para a companhia mostrar a nova geração do watchOS e iPadOS, novidades de software para AirPods e medidas de privacidade para manter informações pessoais seguras na Internet.

No que diz respeito ao novo iOS, o FaceTime apresenta a função “áudio espacial” para deixar as chamadas de vídeo mais realistas, enquanto que o microfone passará a usar machine learning para isolar a voz do usuário, diminuindo os ruídos do ambiente. Além disso, o FaceTime tem agora um modo de visualização em grade para ver o rosto de todos os participantes de uma só vez na tela. No modo retrato da câmera do iPhone é possível borrar o fundo do ambiente do vídeo durante as videoconferências.

O Share Play permite compartilhar com amigos músicas e vídeos que podem ser reproduzidos para todos ao mesmo tempo, mesmo à distância. A reprodução continua em segundo plano com a janela Picture-in-Picture ao usar outros aplicativos simultaneamente ao Share Play.

Com a atualização do sistema operacional, o usuário do iPhone tem uma nova visualização de notificações chamada “Notification Summary”. A proposta é selecionar alertas para serem exibidos em momentos mais apropriados, dentro de um escopo de importância determinado. A opção “Não Perturbe”, que bloqueia todas as notificações do celular, permite avisar outras pessoas que o usuário não receberá os avisos de mensagens no momento. No entanto, a pessoa tem a opção de “insistir” e enviar um alerta caso seja algo urgente. O novo modo “Focus” permite criar perfis dentro do iPhone para selecionar quais aplicativos e pessoas podem enviar notificações no celular. O perfil pode sugerir apps úteis para o usuário de acordo com suas atividades no perfil, como “trabalho”, ou “descanso”.

A carteira virtual da empresa ganha integração com mais chaves. A novidade foi anunciada na edição anterior do iOS inicialmente somente para carros da BMW, e as chaves agora funcionam com cartões de hotel ou prédios comerciais. Nos Estados Unidos, a Wallet também permite salvar seu documento de identidade no celular.

As atualizações de software também chegam aos AirPods, tanto na opção Pro quanto no top de linha Max. Os earbuds recebem recursos como o Conversation Boost, que reforça a captação de áudio em conversas. Outra novidade é a notificação por voz. Os fones também podem ser encontrados pelo app Find My e garantem Áudio Espacial não só no iPhone, mas também no tvOS, para assistir a filmes e séries no Apple TV, e em MacBooks com chip M1.

O novo iPadOS também ganha as novidades do sistema de celulares para os tablets da Apple. Os widgets chegam com uma galeria especial para reunir as ferramentas em um só lugar, e o iPadOS também recebe a Biblioteca de Aplicativos do iPhone para organizar os programas instalados no iPad.

O aplicativo nativo de e-mail da Apple estreia um modo de privacidade que impede rastrear usuários em mensagens, como dados de endereço de IP, enquanto o Safari bloqueia por padrão rastreadores na Internet. A Siri busca consertar a polêmica sobre gravação de vozes de usuários com uma atualização que processa comandos apenas no celular, com a garantia de não compartilhar os dados com a Apple. O novo iOS permite conferir quais programas têm registrado as atividades dos usuários no celular nos últimos sete dias em uma seção à parte do sistema.

A Apple ID ganha a opção de adicionar contatos confiáveis para ajudar no processo de recuperação de conta. Também é possível selecionar pessoas para acessarem os dados da conta Apple no caso de falecimento. Já o iCloud+ é um novo plano da empresa que protege o histórico de atividades do usuário na Internet.

Please follow and like us:
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
cropped-logo-1.png
TecnoInforme. 2021 © Todos os direitos reservados. Design by Renato Garcia
RSS
Follow by Email