Cinco usos cotidianos da tecnologia em cloud

Hoje, milhares de músicas, filmes e séries estão na nuvem e na palma de nossas mãos. Imagem: Divulgação.

A tecnologia está tão presente em nossas vidas que, às vezes, nem nos damos conta de como as coisas realmente funcionam. Atualmente, tudo, ou quase tudo, que utilizamos ligado à internet está armazenado na nuvem, a rede global de servidores, espalhados ao redor do mundo, e que estão conectados entre si, operando como um único ecossistema.

Hoje, a tecnologia em nuvem é muito usada, principalmente na hora de fazer backups. De acordo com um levantamento realizado pela Avast, mais de 50% dos brasileiros a utilizam com este fim. Entretanto, o CTO da Claranet Brasil, Diogo Barroso Santos, reforça que o uso vai bem além disso. “A constante ampliação de acesso à internet e a vida conectada que levamos hoje, com a adoção de diversos serviços que são totalmente baseados em nuvem, nos mostram a importância dessa tecnologia não só para empresas, mas também para o consumidor final. Além disso, a chegada das redes 5G e a gama de produtos que contam com Inteligência Artificial reforçam como essa tecnologia tende a crescer”, diz acreditar.

E para quem ainda tem dúvidas, o executivo separou uma lista de usos cotidianos da tecnologia, para provar que ela não existe apenas no mundo corporativo.

Internet Banking – Acessar o saldo da conta, fazer um pagamento ou transferência. Todas essas ações corriqueiras estão suportadas por tecnologia em nuvem. A agilidade, rapidez e elasticidade são alguns dos benefícios que as instituições financeiras encontram na cloud computing, que as ajuda a diminuir custos e as tornam mais competitivas.

Backup e armazenamento de fotos – Atualmente, não é necessário muito espaço nos dispositivos, sejam eles, um computador de mesa, notebook ou smartphone. Na hora de salvar seus arquivos e documentos ou procurar um lugar para ter sempre à mão as fotos da família e daquela viagem incrível, vale considerar um serviço de armazenamento em nuvem. Seus arquivos ficam em servidores conectados à nuvem, com toda a segurança e facilidade de acesso. Vários sites têm hospedagem gratuita, o que a torna acessível a todos.

Filmes, músicas e séries – Quem tem mais de 40 anos de idade deve se lembrar das dificuldades para conseguir gravar sua música preferida do rádio ou alugar aquela fita de VHS e ter de rebobinar antes de entregá-la de volta na locadora. Com a chegada da internet, tudo ficou muito mais fácil. Hoje, temos na palma da mão milhares de músicas, filmes e séries. Tudo com excelente qualidade de imagem e som, vindos diretamente da nuvem, ou nesse caso, dos streamings como Netflix, Disney Plus, Spotify ou AppleTV.

Home Office – O que antes era improvável para alguns, hoje é a realidade de muitos. Videoconferência, ponto eletrônico, documentos compartilhados, acesso ao sistema da empresa, entre muitas outras atividades, que antes eram feitas de forma presencial, hoje são realizadas de forma remota, graças a utilização da nuvem. Até o rendimento dos colaboradores cresceu com a adoção do novo método, e muitas empresas devem permanecer nele, mesmo após o final da pandemia.

E-commerce – O isolamento social fez com que o e-commerce fosse o grande protagonista de 2020 e boa parte dele está hospedado na nuvem, que apresenta inúmeras vantagens para quem escolher essa modalidade. A escalabilidade é uma delas, uma vez que o empreendedor dispõe de capacidade de processamento, espaço e banda de acordo com suas necessidades. Há também o suporte a picos de demanda, já que a nuvem evita congestionamento e queda do site. Além disso, a redução de custos entra na lista, já que um e-commerce custa apenas uma fração do que custaria uma loja física em um shopping, por exemplo.

Please follow and like us:
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
cropped-logo-1.png
TecnoInforme. 2021 © Todos os direitos reservados. Design by Renato Garcia
RSS
Follow by Email