Os aparelhos celulares evoluíram e os carregadores também. Hoje, para fornecer a energia necessária a dispositivos cada vez mais robustos e com baterias cada vez maiores, e atender a usuários com diferentes prioridades, o mercado oferece grande variedade de modelos e tipos de carregadores. Com tantas opções, a escolha nem sempre é fácil, principalmente para quem não entende do assunto. Para explicar cada tecnologia, suas vantagens e diferenciais, Gustavo Massette, responsável na Positivo Tecnologia pela unidade de negócios Anker, listou algumas dicas para acertar no momento da compra.
“O mercado de carregadores para celulares está bastante aquecido e empresas como a Anker têm se dedicado intensamente a evoluir as tecnologias em muitos aspectos, do tamanho à potência desses produtos. Em breve, traremos para o Brasil ainda mais opções de produtos que permitirão aos usuários recarregarem seus aparelhos com mais praticidade e em um tempo menor”, diz Massette.
Recarga rápida
Atualmente, a maioria dos aparelhos móveis mais vendidos do mercado contam com tecnologia de carregamento rápido, cujos principais protocolos são Power Delivery (PD) e Quick Charge (QC). “Estas tecnologias permitem que o aparelho e o carregador façam o “handshake”, ou “conversem”, para que o fornecimento de energia seja otimizado e seguro. Como exemplo, desde o iPhone 8 os aparelhos da Apple são compatíveis com o protocolo PD, e até a linha iPhone 11 o limite de potência era 18W, apesar da fabricante fornecer carregadores de apenas 5W junto com o smartphone. Ou seja, é preciso um carregador mais potente para usufruir do carregamento rápido nestes modelos”, explica Massette.
O modelo PowerPort III Pod 65W da Anker já está disponível no Brasil e carrega dispositivos que possuem QC 3.0 ou PD de forma rápida, com até 65W.
Wireless
O conforto do carregamento sem fio já é uma realidade e tem como principal tecnologia a forma por indução (Qi). “A vantagem desse tipo de recarga é a praticidade, já que basta posicionar o celular em um pad e o carregamento inicia, mas ainda existe uma limitação na velocidade e costuma ser mais caro”, explica o responsável pela Anker na Positivo Tecnologia.
Recentemente, a Anker expandiu seu catálogo de carregadores no Brasil com o modelo Wireless Anker PowerWave II Pad. Este carregador sem fio se ajusta automaticamente entre os modos de carregamento de 5, 7.5, 10, e 15W, garantindo recarga otimizada para diversos dispositivos. Ele é compatível com os aparelhos com tecnologia Qi, como iPhone (do 8 em diante), Galaxy (do S6 em diante), Galaxy Note (do 5 em diante) e até acessórios, como AirPod e Galaxy Buds.