Cuidados simples aumentam vida útil de notebooks

Não colocar peso, usar o notebook sobre uma mesa ou superfície firme evitam desgastes ou superaquecimento. Foto: Div./Vaio.

Devido à pandemia, o comsumidor mudou seus hábitos e vem fazendo praticamente tudo digitalmente. Com longas jornadas de trabalho, estudo ou lazer, os notebooks precisam de cuidados para manterem sua conservação. “Pequenas atitudes, como não colocar peso, fazer pressão ou usar o notebook sobre uma mesa ou qualquer outra superfície firme, são alguns hábitos que, quando adotados, evitam desgastes ou superaquecimento”, comenta a gerente de produtos da Positivo Tecnologia, que fabrica e comercializa os produtos da VAIO no Brasil, Cinthya Correia.

Na hora de limpar teclado e tela também não há segredo ou necessidade de produto especial. Ao contrário, segundo Cinthya, solventes e produtos de limpeza podem danificar a superfície do notebook. Ela lembra que o teclado do VAIO FE14 possui uma membrana especial de proteção que impede que o líquido derramado sobre o teclado chegue nas partes eletrônicas de acionamento das teclas, mas que se trata de uma exceção. Assim, para notebooks, em geral, a recomendação é usar somente um pano levemente umedecido com água e fazer a limpeza das teclas com o notebook desligado e não conectado à rede de energia elétrica. A executiva também alerta para não usar limpadores de vidro e outros líquidos na tela, nem tecidos ásperos, papel e toalhas que podem manchar e arranhar a tela. Quanto às entradas (USB, HDMI, SSD) podem ser limpas com o auxílio de um pincel de cerdas macias, sem aplicar força, e sempre com o notebook desligado e fora da rede elétrica.

Periodicamente também é recomendável remover cookies, imagens e arquivos armazenados em cache. “Alguns desses dados ajudam a carregar mais rapidamente as páginas que o usuário acessa com frequência, mas a limpeza corrige determinados erros, como problemas de carregamento ou formatação nos sites, e pode liberar memória”, explica Cinthya.

Para prolongar a vida útil de um notebook de alta performance é preciso atenção também com a bateria. As baterias dos notebooks VAIO são de polímero de lítio e não “viciam”, como as que usam a tecnologia antiga de níquel cádmio, mas elas podem ter ainda melhor performance e por mais tempo. “Não expor o notebook à luz direta do sol, perto de fontes de calor ou ambientes quentes demais, como carros fechados, ajudam. Temperaturas elevadas são prejudiciais porque a bateria dissipa mais calor que o normal durante o processo de carregamento. Por isso, o notebook deve ser carregado sempre em local arejado. Se for ficar sem uso por um longo período, que seja preferencialmente armazenado com a bateria carregada com aproximadamente 70% de carga”, diz Cinthya.

Por último, mas não menos importante, a gerente de produtos da Positivo Tecnologia recomenda transportar o notebook desligado ou em modo de hibernação, e em case apropriado. “Mesmo em hibernação e dentro de uma mochila, o computador continua em funcionamento e não está livre de uma queda. Choques mecânicos ou vibração excessiva podem danificar os componentes internos e externos”, finaliza.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on skype
Skype
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
Share on print
Print
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
cropped-logo-1.png
TecnoInforme. 2021 © Todos os direitos reservados. Design by Renato Garcia