Perigos em postar fotos nas redes sociais

São mais de 3,2 bilhões de imagens e 720 mil horas de vídeo compartilhados diariamente na web em todo o mundo. Foto: Div.

Postar fotos na internet tornou-se uma atividade quase obrigatória para jovens e também adultos. A expressão selfie, por exemplo, já virou uma palavra comum em todo o mundo. Mas será que as pessoas não estão compartilhando demais? Como diz o ditado, “uma imagem vale mais do que mil palavras” – ou, no caso, dados digitais que podem revelar muito mais do que os usuários imaginam. São mais de 3,2 bilhões de imagens e 720 mil horas de vídeo compartilhados diariamente na web, segundo o BrandWatch. Matéria-prima mais do que suficiente para cibercriminosos e bandidos. Então quais são os perigos que rondam a publicação de fotos em redes sociais? Laura Tyrell, chefe de RP da Nord Security, empresa especializada em soluções de privacidade, segurança e rede privada virtual (VPN), dá alguma dicas para cuidados na hora de postar uma imagem. 

Compartilhamento de localização

Cada foto traz “etiquetas” com a localização do usuário. Assim, toda a web pode saber onde a pessoa está em determinado momento. Basta acompanhar seus perfis para saber cada passo. As ameaças são bem reais e envolvem até sequestros, uma vez que se torna possível saber como, quando e onde encontrar a vítima.

Compartilhamento de endereço

Pior do que mostrar a localização de onde está é exibir detalhes de onde mora e o que há no interior da residência. É o que acontece com pessoas que gostam de postar fotos de suas casas. Compartilhar essas imagens pode trazer inúmeros danos. No Japão, uma estrela pop postou uma selfie com o reflexo de uma estação de trem em seu olho e este pequeno detalhe, foi suficiente para um perseguidor rastrear sua localização e agredi-la sexualmente.

Fotos com menores de idade

Não são poucas as celebridades que simplesmente desistem de postar fotos de seus filhos. Essa medida serve não apenas para protegê-los dos haters e seus comentários odiosos disparados diariamente, mas também porque as crianças costumam sofrer com assédio no ambiente escolar e podem ser alvos de criminosos.

Fotos íntimas

Os nudes já se tornaram clássicos quando o assunto é perigo e proteção de fotos no ambiente digital. O número de crimes relacionados a imagens íntimas cresceu três dígitos durante a pandemia, principalmente com as pessoas se envolvendo mais do que o normal em conversas íntimas por plataformas digitais.

Fundo da imagem

Poucos reparam no fundo da imagem antes de postá-la em seus perfis em redes sociais. É um erro bastante comum. Até mesmo Lisa Kudrow, a Phoebe de Friends, acidentalmente postou uma foto que tinha um post-it ao fundo com todas as suas senhas. A dica aqui é utilizar o bom senso e evitar locais privados ou de fácil identificação. Lembre-se de que a internet é um espaço público e todos podem ver suas atividades.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on skype
Skype
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
Share on print
Print
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
cropped-logo-1.png
TecnoInforme. 2021 © Todos os direitos reservados. Design by Renato Garcia