Saiba como manter alta velocidade de conexão nos jogos via streaming

Jogos via streaming. Foto: Divulgação.

Durante este momento de pandemia que estamos passando, é necessário seguirmos as recomendações da Organização Mundial de Saúde e, se possível, ficar em casa durante todo o período de quarentena. 

Com a maior concentração de pessoas em suas residências, é natural que se intensifique a frequência de atividades remotas, como estudar, trabalhar, assistir filmes e séries e jogar games on-line.

Segundo dados de pesquisa realizada na China pela Douyu/Niko Partners e divulgada no início de abril deste ano, os cinco jogos mais populares do país tiveram o dobro de streams em comparação ao ano de 2019.

O jogo League of Legends, por exemplo, chegou a registrar audiência de mais de 50 milhões de pessoas. Para efeito de comparação, no ano passado o número foi de 25 milhões.

streaming, não só de jogos, mas de filmes ou outros conteúdos, representa uma mudança histórica de como o usuário armazena seu próprio conteúdo, não sendo mais necessário ter o filme ou o jogo físico em casa, visto que o arquivo fica armazenado em um servidor na nuvem.

Isso faz com que, no futuro, os consoles não necessitem mais de um espaço grande de armazenamento ou até mesmo processamento, que é possível ser feito totalmente na nuvem.

Porém, como nem tudo são flores, há a parte difícil: a sobrecarga do servidor e da internet. Devido ao uso mais intenso da internet por múltiplos usuários da rede, dependendo da infraestrutura da rede local, alguns usuários podem enfrentar dificuldades, como a queda de velocidade de conexão.

Além disso, com o período de quarentena, o horário de pico – que era anteriormente concentrado no início da noite – fica distribuído ao longo do dia. No momento em que há muitos acessos simultâneos, pode haver uma lentidão nos servidores, dificultando a transmissão de dados.

E o que fazer para manter a conexão estável?

Para ter uma experiência com velocidade de conexão mais alta, que servirá não só para jogar online, mas para todas as outras atividades que necessitem de internet, é recomendado seguir algumas dicas simples:

  • Conectar o dispositivo, sempre que possível, via cabo de rede ao invés de wi-fi para evitar interferências;
  • Se não for possível usar o cabo de rede, usar preferencialmente o modem principal (e não os repetidores de sinal);
  • Evitar, se possível, que outras pessoas da casa estejam utilizando a rede no mesmo momento, uma vez que a conexão é compartilhada;
  • Evitar utilizar simultaneamente outros serviços que demandem alto tráfego de dados, como outros serviços de streaming ou vídeo conferência.

Dicas do professor do departamento de Engenharia Elétrica do Centro Universitário FEI Marcelo Parada.

(Redação – TecnoInforme)

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on google
Google+
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
cropped-logo-1.png
TecnoInforme. 2020 © Todos os direitos reservados. Design by Renato Garcia