Como parte do compromisso de utilizar a tecnologia para promover um impacto positivo em toda a sociedade, a Dell Technologies realiza em parceria com o LEAD, Centro de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação criado pela companhia no país, e instituições de ensino e pesquisa do Ceará, um projeto denominado Fábrica de Sinais, ferramenta on-line que tem o objetivo de facilitar a criação de sinais para palavras que ainda não tenham sua tradução correspondente em LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais), e que pode ser adquirido para uso em empresas e instituições de ensino, por exemplo.
Os termos criados são sinais específicos para palavras que antes deveriam ser soletradas, e são sugeridos pela própria comunidade surda, com vídeos feitos pelos usuários da aplicação. Outros usuários podem fazer mais sugestões de um sinal para o termo a ser criado, enviando também seus vídeos, que entram em um processo de votação dentro da ferramenta. O sinal considerado vencedor passa a ser divulgado e adicionado ao vocabulário. Com a grande quantidade de conteúdos sendo produzidos constantemente, a necessidade de criação de novos sinais aumentou e as discussões sobre o assunto se tornaram imprescindíveis para garantir um idioma completo e atualizado.
“A Fábrica de Sinais é mais um projeto do LEAD voltado a pessoas com deficiência que nos dá muito orgulho. Com este projeto, passamos a promover cada vez mais a inclusão da comunidade surda e garantir uma comunicação igualitária a todos”, diz Éder Soares, Líder do LEAD e Gerente de Inovação da Dell Technologies. “Além disso, por meio da ferramenta e do fórum da plataforma, conseguimos garantir a discussão de sinais que são necessidades identificadas pelos nossos membros, fazendo assim, com que a comunicação se torne dinâmica e caminhe dentro das necessidades enfrentadas por eles”, complementa.
Já funcionando em algumas instituições de ensino do Estado do Ceará, o projeto conta atualmente com mais de 500 sinais criados pela comunidade, com novos sinais para termos das mais diferentes áreas.
Novas palavras podem ser adicionadas regularmente por meio da plataforma e todos os membros da comunidade que utilizam a Fábrica de Sinais conseguem acessar as palavras que estão em discussão e acrescentar seus comentários e colaboração. Assim que o sinal é definido, a palavra passa a fazer parte de um glossário com todos os outros sinais já criados.
A Fábrica de Sinais faz parte da lista de projetos criados pelo LEAD, que ao longo da última década, desenvolveu 93 projetos – 20 deles implementados em 2021 – voltados à acessibilidade e inclusão, que beneficiaram mais de 32 mil brasileiros. Para mais informações sobre como fazer parte do projeto e utilizar a Fábrica de Sinais, acesse: https://leadfortaleza.com.br/portal/solucoes
Foto: Divulgação.