A HyperX, equipe da HP Inc. dedicada a periféricos gamer e produtos para games e e-Sports, celebra quatro anos de parceria com o AfroGames, iniciativa social idealizada pelo Grupo Cultural AfroReggae que visa capacitar e profissionalizar jovens de comunidades a atuarem no mercado de esportes eletrônicos. Parceira do projeto desde o seu início, em maio de 2019, a HyperX é a fornecedora oficial dos periféricos gamer de alto desempenho que turbinam os setups das quatros unidades do projeto no estado do Rio de Janeiro: no Centro Cultural Waly Salomão (Comunidade de Vigário Geral), no Morro do Timbau e na Nova Holanda (ambos no Complexo da Maré) e na comunidade do Morro do Estado (único fora da capital fluminense, na cidade de Niterói). Desde a inauguração, 827 jovens já passaram pelo projeto, que atualmente atende 500 pessoas.
“A HyperX oferece, por meio de seus periféricos de alta performance, a melhor experiência para as crianças e jovens do projeto, visto que os headsets, microfones, mouses, teclados e mousepad usados em todas as salas são os mesmos produtos que fazem sucesso na comunidade gamer por todo o mundo, inclusive com times e jogadores profissionais de e-Sports”, conta o gerente regional da HyperX Brasil, Caio Ricci.
Para o diretor executivo do AfroGames, Ricardo Chantilly, “ter a HyperX como parceira do AfroGames desde o início é a comprovação de que estamos no caminho certo. Desde o primeiro dia pretendíamos oferecer equipamentos de ponta para os nossos alunos, que, em sua maioria, não teriam condições de comprá-los. Isso também é um modo de levar cidadania para dentro da favela”, afirma.
Em quatro anos, o projeto já impactou mais de 800 pessoas com cursos técnicos gratuitos de e-Sports – com modalidades divididas em mobile e PC e quatro jogos com perfil competitivo – e de desenvolvimento de jogos, incluindo aulas de programação e produção de trilha sonora para games. Atualmente, atende diretamente cerca de 500 pessoas e conta com três times oficiais de e-Sports que disputam campeonatos de Fortnite, Free Fire e VALORANT, além de criadores de conteúdo gamer. Esses jovens, escolhidos a partir de seletivas internas, têm rotinas de treinos, representam o projeto em competições e recebem salário, acompanhamento psicológico e aulas de inglês.
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