Na abertura da Eletrolar Show, o presidente executivo da Associação Nacional de Fabricantes de Produtos Eletroeletrônicos (Eletros), Jorge Nascimento comentou os números levantados pela entidade no primeiro semestre deste ano. “Estamos cautelosos, mas otismistas com os números do primeiro semestre de 2023, que mostra um crescimento de 13% em relação ao mesmo período do ano passado. Lembrando que a base de comparação apresentou um desempeno ruim”, afirma o executivo. Segundo JNascimento, esses números podem representar uma reposição dos estoques do varejo ou um reaquecimento da indústria, “mais para o final do ano poderemos avaliar de uma melhor forma o que esse crescimento representou para o setor”, comenta. O primeiro semestre deste ano registroou uma venda de 44,02 milhões de unidades ante às 39,07 milhões de unidades registradas no mesmo período do ano anterior.
O crescimento contínuo do setor em 2023, registrado a partir de janeiro, interrompeu um dos piores ciclos históricos do setor que vinha registrando 18 meses de quedas consecutivas, que tiveram como consequência altos níveis de ociosidade. Em 2022, o desempenho da indústria de eletroeletrônicos foi particularmente ruim. O volume produzido no ano passado projeta um retrocesso de mais uma década. “Em algumas linhas de vendas como a de televisores, o volume ficou semelhante ao registrado em 2017”, pontua o executivo.
Portáteis
Com mais de 30 linhas de produtos e, consequentemente, detentor do maior portfólio do setor eletroeletrônico, os portáteis registraram vendas de 30,99 milhões de unidades de produtos nos primeiros seis meses de 2023 em relação ao mesmo período de 2022, quando o setor comercializou 27,31 milhões de unidades, o que representa um crescimento de 13%.
Desejo de consumo da vez, a Air Fryer foi o produto que apresentou o maior crescimento neste segmento no primeiro semestre, com vendas 85% acima das registradas entre janeiro e junho de 2022.
Linha Branca
O setorial de Linha Branca, representado, principalmente por geladeiras, fogões e máquinas de lavar roupas, registrou alta de 4% nas vendas do primeiro semestre de 2023 em comparação com os primeiros seis meses de 2022, um dos piores períodos da década. Adquiridos majoritariamente por meio de financiamentos e operações de crédito, os produtos da Linha Branca sentem de forma bastante aguda o impacto das elevadas taxas de juros, segundo a Eletros.
Televisores registram alta de 19%
O ano de 2022 registrou resultado abaixo da expectativa dos fabricantes de televisores que esperavam volumes maiores por conta da Copa do Mundo que, pela primeira vez na história, aconteceu no segundo semestre, coincidindo com o mesmo período da Black Friday.
A alta registrada no primeiro semestre de 2023, que foi de 19% em relação ao mesmo período do ano passado, pode representar uma reviravolta nas expectativas da indústria, caso se sustente no segundo semestre. Mas os fabricantes permanecem cautelosos, pois, historicamente, as vendas em ano imediatamente posterior aos de Copa trazem resultados não tão positivos.
Ar-Condicionado
O segmento apresentou alta de 16% nas vendas no comparativo com o mesmo período de 2022. Foram comercializadas 1,48 milhões de unidades ante a 1,28 milhões entre janeiro e junho do ano passado. Vale ressaltar que o ano de 2022, para o segmento de ar-condicionado, trouxe muita preocupação, já que o desempenho foi muito abaixo da média de venda do produto.
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