O Solid State Drive, mais conhecido como SSD, se tornou popular no final dos anos 2000 como uma solução muito mais eficiente que o HDD (Hard Disk Drive). Além de garantir mais rapidez ao sistema devido à sua velocidade de leitura e gravação, o SSD não possui partes mecânicas que podem ser danificadas, tornando-o a melhor escolha de armazenamento, com estabilidade, resistência e agilidade.
Muito se fala sobre a importância inegável de DRAM no gaming, e o SSD é perfeito para uma performance proplayer. Este hardware proporciona um alto desempenho e eficiência para os jogos, com garantia de estabilidade, tanto em computadores quanto em consoles. Segundo a Pesquisa Games Brasil (PGB) 40,7% dos brasileiros entrevistados utilizam o computador para jogar e 43%, consoles.
“Existem jogos que em seus requerimentos mínimos solicitam um SSD. A popularização dos SSDs e a chegada do NVMe (Non-Volatile Memory Express) permite a criação de jogos com texturas em alta definição sem o loading tradicional nos HDDs, com uma experiência de jogo contínua, dispensando clássicos artifícios como elevadores, ou outros cenários que prendem o jogador enquanto o jogo é carregado. Graças ao SSD, o processador, a memória RAM e a placa de vídeo recebem os dados em tempo real, permitindo utilizar todo poder de processamento do computador.”, diz o gerente de tecnologia da Kingston Brasil, Iuri Santos.
Com velocidades de 35 a 100 vezes maiores que os HDDs, os SSDs alcançam velocidades ultrarrápidas no processamento dos dados necessários para os jogos. O jogador também pode conferir as vantagens da velocidade no carregamento no DirectStorage API lançado pela Microsoft para Windows.
Os SSDs da linha Kingston FURY possuem dissipadores de calor, que mantêm o SSD na temperatura ideal mesmo durante uso intenso, permitindo um desempenho superior para PCs, notebooks e consoles sem precisar de espaço adicional para os tradicionais dissipadores extras. Confira todas as soluções da Kingston para jogos no link.
Imagem: Divulgação.