A Coursera, plataforma de aprendizagem on-line, anuncia novas iniciativas para melhorar o acesso à educação de alta qualidade no Brasil e atender melhor às necessidades locais de alunos e instituições. Esses esforços incluem o lançamento de um grande catálogo de conteúdo em português e recursos de inteligência artificial para tornar o aprendizado on-line mais personalizado e interativo. Cursos importantes como The Science of Well-Being, da Universidade de Yale; AI for Everyone, da DeepLearning.AI; e Programming for Everybody, da Universidade de Michigan, que até recentemente estavam disponíveis apenas em inglês, agora estão acessíveis a qualquer pessoa que fale português.
A companhia também expande sua presença no país para atender mais de 110 clientes empresariais, à medida que instituições em todo o Brasil vêm adotando o aprendizado on-line para equipar sua força de trabalho e alunos com habilidades digitais. Com mais de sete milhões de inscrições na plataforma, o Brasil é o 2º maior mercado para a Coursera na região da América Latina. “A ascensão do Brasil como um dos principais destinos de TI ressalta a necessidade de expandir as oportunidades educacionais e alavancar uma grande força de trabalho digitalmente qualificada”, diz o CEO da Coursera, Jeff Maggioncalda. “Nossa missão é criar acesso igualitário à aprendizagem de classe mundial à medida que utilizamos o poder da IA para preencher a lacuna linguística para milhões de pessoas em todo o país. Com mais de quatro mil cursos traduzidos por IA, agora disponíveis em português, os alunos no Brasil ganham acesso sem precedentes aos melhores educadores do mundo para desenvolver habilidades para o futuro digital.”
O Google, parceiro da Coursera no Brasil, oferece certificados de carreira projetados para preparar alunos com habilidades práticas para o trabalho. Este programa ajuda a impulsionar a mobilidade econômica inclusiva e equitativa, permitindo que, em alguns casos, os alunos obtenham empregos iniciais, levando a carreiras de sucesso., contribuindo para os esforços locais para combater o desemprego.
Desde junho de 2022, o Google já disponibilizou mais de 150 mil bolsas de estudo no Brasil. Das bolsas anunciadas no início deste ano, a empresa ainda aceita inscrições por meio de seu parceiro distribuidor, Bettha. Cerca de 10 mil bolsas ainda estão abertas e os futuros alunos podem se inscrever no link goo.gle/bolsasbettha. Essas bolsas oferecem acesso gratuito ao certificados Google Career, em áreas como Suporte de TI, Análise de Dados Analytics, Gerenciamento de Projetos, User Design de Experiência do Usuário, e Marketing Digital e E-commerce, ampliando as oportunidades para alunos brasileiros na economia digital. “O programa de bolsas Google Career Certificates faz parte do conjunto de ações e compromissos para colaborar com empresas, governos e sociedade no enfrentamento de desafios críticos para seu desenvolvimento social e econômico. A Coursera é fundamental nisso e nos ajuda a democratizar o acesso a esses cursos e a impactar positivamente diversos grupos da nossa população”, diz a diretora de Marketing do Google Brasil, Maia Mau.
Confira as novas iniciativas da Coursera no Brasil:
- Mais de quatro mil cursos, agora disponíveis em português, incluindo alguns dos cursos mais populares no Brasil, como Learning How to Learn from Deep Teaching Solutions, Job Success: Get Hired or Promoted in 3 Steps from The State University of New York, and Decision Making and Reinforcement Learning from Columbia University. Agora os alunos podem acessar leituras, legendas de vídeos de palestras, questionários, avaliações, instruções de revisão por pares e sugestões de discussão – tudo no idioma local. O conteúdo traduzido estará disponível para todos os alunos, incluindo clientes da Coursera for Business, Campus e Government.
- Coursera Coach (beta) Coursera Plus subscribers: o assistente de aprendizagem virtual generativo alimentado por IA que fornece feedback personalizado, responde a perguntas e resume palestras e recursos em vídeo. O coach também apoiará os alunos com interação no idioma local.
- Plug-in Coursera ChatGPT: fornece descoberta personalizada aprimorada em todo o catálogo da Coursera, permitindo que os usuários do GPT-4 obtenham rapidamente recomendações de conteúdo e credenciais para ajudá-los a desenvolver habilidades em um determinado assunto ou área de carreira.
- Course Builder da Coursera: com base em instruções em linguagem natural de autores humanos, a ferramenta de criação de cursos com tecnologia de IA gerará conteúdo automaticamente, incluindo estrutura do curso, descrições, leituras, tarefas e glossários. Empresas e universidades também podem usar esse recurso, usando seus especialistas internos para produzir cursos personalizados e combiná-los com conteúdo recomendado de parceiros participantes da Coursera. Atualmente está sendo testado com clientes selecionados.
- Inovações de plataforma para combater a exclusão digital e criar experiências de aprendizagem acessíveis. A plataforma permite que os alunos baixem cursos, sincronizem o progresso e os questionários, façam anotações com destaques e sincronizem o calendário – otimizado para baixo consumo de dados.
- A Coursera ampliou significativamente sua presença no país, atendendo hoje mais de 110 clientes empresariais.
Como as tecnologias digitais podem gerar um aumento de até US$ 1.3 trilhão de aumento no impacto anual até 2030 na América Latina, a Coursera pretende preencher a lacuna de habilidades digitais no país. De acordo com o Relatório de Resultados do Estudante 2023, 85% dos alunos no Brasil relataram benefícios profissionais e 96% relataram benefícios pessoais ao aprender na Coursera. Como parte das novidades divulgadas para o mercado brasileiro, a Coursera também oferece acesso gratuito aos cinco cursos mais populares por aqui para que qualquer aluno possa experimentar o catálogo do idioma local.
Foto: Divulgação.