A Clarice.ai, ferramenta de correção de texto inteligente em língua portuguesa e que homenageia a escritora Clarice Linspector, é uma solução com uma base de mais de 300 mil usuários, incluindo escritores, criadores de conteúdo, agências de marketing, pequenas e médias empresas. A plataforma, idealizada por Felipe Iszlaji, pesquisador e professor de Graduação e MBA na FIAP está transformando a forma como textos são criados, editados e revisados, com foco em atender às demandas específicas da nossa língua e conta com o apoio de importantes fundos de investimento, incluindo a FAPESP e a Bossa Nova Investimentos.
Atualmente, as funcionalidades da Clarice.ai se baseiam na adaptação e ajuste de modelos de código aberto, otimizando a geração de contexto em português para garantir mais precisão e relevância na produção de textos nesse idioma de saída. No entanto, a startup, que é uma IA proprietária e possui dataset exclusivo em português, está se preparando para desenvolver um LLM em português, usando como ponto de partida esse conhecimento acumulado com base na experiência de centenas de usuários.
Alinhado com sua premissa de inovação, a startup anuncia sua versão em espanhol, visando inicialmente o público do México. Além da expansão linguística, a empresa tem como meta alcançar um faturamento de R$ 1 milhão em 2024, o que representa um crescimento de 200% em relação a 2023.
Como funciona a plataforma
A Clarice.ai desenvolveu uma plataforma que se diferencia dos grandes modelos globais de linguagem ao oferecer uma ferramenta adaptada às nuances culturais e idiomáticas do português, voltada tanto para criadores de conteúdos, quanto para pequenas e médias empresas. A empresa se posiciona como uma ferramenta para aqueles que precisam de auxílio com textos de alta qualidade, com uma IA proprietária capaz de personalizar o estilo de escrita de acordo com o usuário e oferecer sugestões linguísticas precisas, sempre respeitando as particularidades da língua e da cultura brasileira.
“Nosso objetivo sempre foi oferecer uma solução que realmente entendesse as especificidades do português. Não basta traduzir textos; é preciso capturar as nuances da nossa língua e oferecer uma experiência que se aproxima da escrita humana. Esse foi o nosso foco desde o início e, com a expansão para o espanhol, queremos levar essa mesma precisão para um público ainda maior,” afirma Felipe.
Com foco em autonomia e economia, Clarice.ai para Empresas apresenta soluções que facilitam a gestão de marketing e comunicação, principalmente dos pequenos e médios negócios que podem contar com agentes de IA treinados para entregar conteúdos otimizados. A empresa conta com uma equipe técnica especializada que tem à disposição um conjunto de dados exclusivo para treinamento de sua IA. Esses dados são atualizados constantemente com contribuições de usuários reais, criando um ciclo de aprendizado que garante uma IA cada vez mais apurada e contextualizada.
A cada três meses, a Clarice.ai coleta cerca de 300 mil entradas de dados, sempre focadas na melhoria contínua do modelo. Esse processo não apenas garante a qualidade das sugestões oferecidas, como permite que a empresa mantenha um nível de personalização e adaptação ao estilo de cada cliente que poucos modelos globais conseguem alcançar.
Foto: Felipe Iszlaji, CEO da Clarice.ai