A LATAM anunciauma nova funcionalidade para otimizar a recuperação de bagagens: a integração com o recurso de compartilhamento de localização de itens da Apple. Agora, passageiros que utilizam AirTags ou outros acessórios compatíveis com a rede “Buscar” podem compartilhar a localização de suas malas de forma segura e privada com a companhia aérea. Essa iniciativa visa proporcionar mais tranquilidade aos viajantes, oferecendo uma ferramenta tecnológica que reforça a segurança e a confiança durante a viagem. A empresa destaca que, apesar de já ter um desempenho de extravio de bagagens cerca de 50% abaixo da média do setor, entende a importância de resolver esse problema para os clientes afetados.
O processo de compartilhamento de localização foi projetado para ser simples e rápido. Caso a bagagem seja extraviada, o passageiro pode gerar um link a partir do aplicativo “Buscar” em seu iPhone, iPad ou Mac. Esse link é então inserido no registro de bagagem atrasada, que é feito através do site de autoatendimento da SITA. Com essa informação em mãos, a LATAM pode identificar a localização exata da mala em questão de minutos, agilizando o processo de recuperação e devolução. A tecnologia por trás disso é a rede “Buscar” da Apple, uma rede colaborativa de bilhões de dispositivos que detectam itens perdidos por meio de Bluetooth.
Para garantir a privacidade e segurança dos usuários, a LATAM e a Apple estabeleceram um sistema criptografado de ponta a ponta e totalmente anônimo. Isso significa que nem a Apple, nem os fabricantes dos acessórios, podem visualizar a localização ou as informações do item. O compartilhamento da localização é temporário: ele se encerra automaticamente assim que a mala é encontrada, mas o cliente também pode interrompê-lo a qualquer momento. Além disso, o link de compartilhamento expira automaticamente após sete dias. Para usar a funcionalidade, os dispositivos Apple dos clientes precisam ter a versão iOS 18.2, iPadOS 18.2 ou macOS 15.2, ou posterior.
Foto: Divulgação.