Um estudo divulgado pela Canalys, empresa global de análise e pesquisa de marketing dos setores de eletrônicos e tecnologia, foi apontado que a Xiaomi assumiu a 2ª colocação no ranking global de vendas entre os principais fabricantes de smartphones. Em uma carta a todos os funcionários, Lei Jun, fundador, presidente e CEO da Xiaomi, destacou que se tornar o Número Dois do mundo é um marco importante na história da Xiaomi. Nos últimos anos, a companhia apostou no segmento de mercado premium, o que contribuiu para o aumento na participação no mercado.
No quarto trimestre de 2020, os números globais da Xiaomi atingiram 43,4 milhões de unidades com crescimento de 31,5%, ultrapassando a Apple pela primeira vez. No primeiro trimestre de 2021, a Apple alcançou o segundo lugar, com 15% de participação no mercado global de smartphones, seguida de perto pela Xiaomi com 14% de participação no mercado. As remessas globais de smartphones da Xiaomi foram de 49,4 milhões de unidades naquela época, com um crescimento de 69,1% em relação ao ano anterior.
Desde que a Xiaomi lançou sua primeira série premium Mi 10, a empresa tem inovado continuamente em áreas importantes, como tela, carregamento, manufatura inteligente e muito mais. A Xiaomi investe na obtenção de avanços no mercado premium, oferecendo tecnologia de ponta aos consumidores e ajudando a moldar os caminhos da indústria.
De acordo com os últimos dados globais de smartphones da Canalys, a Xiaomi está se expandindo rapidamente nos mercados internacionais, alcançando um crescimento de mais de 300% no mercado da América Latina, mais de 150% na África e mais de 50%na Europa Ocidental.
No Brasil, a marca vem se consolidando. Com duas lojas próprias, e-commerce e presente em mais de sete mil pontos de venda físicos e marketplaces por todo o país, a Xiaomi conta com um portfólio de mais de 450 produtos, entre smartphones e dispositivos inteligentes, que estão ganhando espaço entre os consumidores brasileiros.