O TikTok lança a campanha global #CultiveGentileza e uma série de vídeos criativos que visam aumentar a conscientização sobre o bullying on-line. Segundo um comunicado da platsforma, “no TikTok, valorizamos a confiança de nossa comunidade e trabalhamos duro para mantê-la, cultivando uma atmosfera inclusiva. O bullying prejudica a natureza do nosso aplicativo, construída com base na confiança, atingindo de forma negativa a confiança das pessoas nelas mesmas. Estamos cientes de que, embora as interações no aplicativo possam parecer inofensivas para alguns, o impacto das experiências on-line das pessoas nem sempre desaparece quando elas fecham o aplicativo. É por isso que valorizamos muito as histórias de nossa comunidade sobre suas experiências e investimos em medidas para ajudar o TikTok a permanecer um lugar onde a bondade e a compaixão prosperam”.
Como parte do compromisso de promover a gentileza on-line, a plataforma lança na conta @masterclassbr uma série de vídeos animados que contam as histórias reais e pessoais de seis criadores cujos estilos de animação distintos complementam suas experiências diversas. Pelos vídeos, os criadores oferecem perspectivas sobre como combater o bullying, mostram o impacto não intencional que esse comportamento prejudicial pode ter e lembram porque é importante evitá-lo.
– Em “Bloqueie os agressores“, @milkymichii revela como ela lida com duetos rudes e não gentis.
– Por meio da introspectiva “Por que você faria isso?”, @recokh compartilha como suas inseguranças estão por trás do desejo de ser cruel com os outros e como navegar por esses sentimentos.
– Com “Comentários que quero guardar “, @kellyemmrich mostra como superar os comentários negativos, concentrando-se nas comunidades positivas sobre ela.
– Em “Afaste-se “, @amyrightmeow dá conselhos sobre o que fazer quando as pessoas intencionalmente deturpam seus pensamentos.
– Em “Poder das Palavras”, @rosie.gif explora o impacto que as micro agressões podem ter e pede para que as pessoas pensem antes de postar e compartilhar.
– Por meio de “O que não queremos ver”, @king.science incentiva as pessoas a tratarem umas às outras com cuidado e compaixão.
Ao usar seus estilos de animação e vozes distintas, e se revelando no final dos vídeos, esses criadores transmitem uma mensagem importante: por trás de cada conta está um ser humano real que merece ser tratado com gentileza e respeito.
As comunidades TikTok prosperam quando a gentileza e o cuidado estão em primeiro lugar. Vídeos usando hashtags relacionadas à gentileza, incluindo #amor, #respeito e #apoio, conquistaram mais de 400 bilhões de visualizações e geraram quase 50 bilhões de criações de vídeo em todo o mundo.
Stickers e efeitos criativos de coração também estão entre os recursos de produtos mais populares no TikTok para celebrar a gentileza. Eles foram adicionados a mais de dois bilhões de vídeos globalmente no ano passado, nas comunidades nos Estados Unidos, Filipinas, Indonésia, Brasil e México usando-os ao máximo. Apenas no Brasil, foram mais de 450 milhões de vídeos.
Ainda segundo o comunicado, o aplicativo se mostra “empenhado em promover o bem-estar e um comportamento on-line positivo, à medida que se esforça para tornar possíveis experiências significativas e agradáveis para todos. Isso inclui trabalhar para remover contas e conteúdos relacionados ao assédio e ao bullying. Bullying não é tolerado no TikTok e trabalhamos para combatê-lo por meio de nossas políticas, recursos e parceiros, como a SaferNet no Brasil, conforme continuamos a defender abordagens abrangentes para a segurança on-line”.
Além dos vídeos, o app convida a comunidade a participar do desafio de hashtag #CultiveGentileza criando vídeos no TikTok que compartilhem momentos emocionantes e comentários que inspirem as pessoas a espalhar gentileza.