O aplicativo Appétit Delivery tem como objetivo evitar o desperdício de alimentos, e para isso a plataforma vai aumentar a visibilidade dos estabelecimentos com preços mais acessíveis e também daqueles que tiverem avisos de valores diferenciados. Conforme o CEO e um dos sócios da franquia, Juliano Matias, a ideia é disponibilizar “destaques”, na tela do app, para que os estabelecimentos anunciem seus produtos com preço mais acessível em determinados horários e façam alertas aos usuários de promoções. “Conversando com os donos de estabelecimentos, e percebemos que, em geral, há esse percentual de perda, pois muitas vezes os proprietários dimensionam a produção baseados em um histórico ou média de vendas, mas nem sempre estas atingem a projeção e, em casos de alimentos preparados para consumo imediato, não há como reaproveitar (como marmitarias, por exemplo). Então, muitas vezes, o que não é vendido, acaba sendo perdido”, explica.
O que o Appétit Delivery se propõe a digitalizar uma prática já comum em ambientes físicos. Alguns locais, por exemplo, alteram os valores do seu buffet após um determinado horário para vender o que possivelmente sobraria. “É importante dizer que isso não muda a qualidade do produto: ele é exatamente o mesmo que era vendido no preço normal, porém, quanto mais o tempo passa, maior a chance do estabelecimento perder esse produto. Por isso vale a pena diminuir o preço e possibilitar a compra por parte dos clientes por um preço mais acessível”, diz o executivo.
O Appétit Delivery está presente em 13 estados brasileiros e conta com 3,4 mil estabelecimentos cadastrados e mais de 1,5 mil entregadores em operação.