O grupo Alibaba, que controla o app de compras AliExpress no Brasil, anuncia um acordo com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex) para promover serviços e produtos brasileiros no exterior. O entendimento prevê a cooperação das duas entidades para desenvolver soluções de comércio eletrônico, acelerar a transformação digital de empresas brasileiras e capacitar empreendedores nacionais a explorar ferramentas digitais para vender fora do Brasil.
O memorando de colaboração foi assinado em São Paulo. Segundo o documento, a Apex ajudará a identificar soluções brasileiras que apresentem maior potencial de conquistar clientes no exterior. O Alibaba deverá facilitar a exposição destas empresas brasileiras em canais digitais que permitam o acesso a clientes nos mercados asiático e global.
Juntas, as entidades devem organizar “programas de aceleração”, em que empresas selecionadas receberão suporte técnico e cursos sobre como usar as plataformas de comércio eletrônico do Alibaba, como o Tmall, marketplace de vendas B2C, que permite vender diretamente para consumidores finais na China; e Alibaba.com, plataforma B2B, que conecta importadores e exportadores em todo o mundo.
O acordo prevê, ainda, que participantes desses programas tenham direito a subsídios de até 90% para abertura de lojas digitais brasileiras nas plataformas do grupo Alibaba. No marketplace do Alibaba, por exemplo, os exportadores brasileiros poderão listar seus produtos no “pavilhão virtual brasileiro” e encontrar potenciais importadores em mais de 190 países. Ao todo, 26 milhões de empresas internacionais ativas usam o Alibaba para encontrar fornecedores de bens e serviços.
Já na plataforma Tmall, os exportadores brasileiros podem criar lojas on-line para oferecer seus itens diretamente a mais de um bilhão de consumidores domésticos chineses. O acordo visa não apenas capacitar brasileiros sobre como operar uma loja digital nessas plataformas, mas também disseminar conhecimento sobre como funciona o e-commerce chinês, quais as características do consumidor local e como fazer marketing na China. Cursos de “capacitação em economia digital” serão oferecidos não só para empreendedores, mas também a profissionais brasileiros que atuam com comércio exterior e estudantes de áreas como relações internacionais, marketing e administração.
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