O AliExpress e a Cainiao, empresas do grupo Alibaba, desenvolveram uma solução logística em parceria com o ecossistema de serviços digitais oferecido pela Infracommerce para permitir que vendedores brasileiros tenham acesso a serviços de ponta a ponta para operar sua loja, o chamado Full-Commerce.
A solução criada pelas três empresas permite que marcas brasileiras acessem condições especiais para integrar armazenamento, meios de pagamento, ferramentas de marketing e entregas em todo o território nacional. Usuários deste pacote de serviços vão desfrutar de tarifas de comissionamento a partir de 5% em suas vendas, patamar abaixo dos 20% praticados no mercado brasileiro.
Com o uso das tecnologias da Cainiao, que conduziu a integração de diferentes operadores logísticos brasileiros, os custos de frete para o vendedor começam em R$ 6 e tem valores fixos para envios a qualquer localidade do Brasil, com exceção dos estados da região norte. Chamada de “Tarifa Única”, o valor de envio fixo para diferentes localidades do país, do norte do Ceará ao extremo do Rio Grande do Sul, permite que vendedores tenham total previsibilidade de custos e, na prática, possam oferecer mais itens com frete grátis, característica que eleva a conversão em vendas de suas ofertas.
Além disso, a participação da Infracommerce na aliança permite que vendedores nacionais possam deixar itens à disposição da empresa. Na prática, isto permite o despacho de pedidos no mesmo dia em que as vendas são fechadas na plataforma do AliExpress, o que encurta prazos de entrega. A solução aceita, ainda, que vendedores locais integrem suas aplicações de gestão operacional, como software de ERP usados para emitir pedidos, notas-fiscais, calcular faturamento e realizar controle de estoque às aplicações do AliExpress e Infracommerce, o que simplifica e melhora a eficiência na administração de seu comércio eletrônico.
Festival de ofertas
A solução já está em operação e será utilizada no festival 11.11, que começa no dia 1º e vai até 11 de novembro. “Este é o maior festival de compras on-line de todo o mundo, é cerca de nove vezes maior que a Black Friday nos Estados Unidos”, revela a diretora do AliExpress no Brasil, Briza Bueno. Em sua última edição, o 11.11 movimentou US$ 84,5 bilhões. Na versão deste ano, os níveis de desconto oferecidos pelos vendedores na plataforma serão de até 90%, maiores que os praticados há um ano.
Ao longo do período de compras, além da redução de preços em itens de marcas famosas, como os eletrônicos da Xiaomi e drones da DJI, os usuários terão descontos progressivos de R$ 15 a cada R$ 150 em compras. Um pedido que some R$ 450, por exemplo, terá diminuição adicional de R$ 45, fazendo o preço final ficar em R$ 405. As compras feitas durante o festival darão direito ao acúmulo de cashback, que pode chegar a 5% do valor total gasto, dependendo do item adquirido.
Live commerce e Social Commerce
Pelo app do AliExpress, usuários poderão acompanhar dezenas de transmissões ao vivo, em português, feitas por vendedores brasileiros e por lojas internacionais em sessões de live commerce e a ferramenta Pechincha poderá ser usada para reduzir preços, se o consumidor conseguir um bom engajamento ao divulgar uma oferta, método chamado de social commerce.
A partir de amanhã, 29/10, será possível coletar cupons de desconto para uso durante o festival, que começa oficialmente às 4 da manhã do dia 1º de novembro. No período pré-festival, usuários podem também pesquisar ofertas e salvá-las no carrinho de compra, para finalizar o pedido logo no início do período promocional e garantir acesso aos melhores produtos, pelos melhores preços. As ações promocionais se encerram na madrugada do dia 11 para 12 de novembro.
Durante o festival, a empresa Cainiao, do grupo Alibaba, vai adicionar quatro novos voos fretados, além dos oito voos semanais regulares para o Brasil, com o objetivo de garantir que, desde o momento do pedido on-line até a chegada de itens internacionais no Brasil, se transcorram, no máximo, sete dias. As compras feitas pelo app podem ser parceladas em até 6 vezes.
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