Uma pesquisa realizada em dezembro de 2021 pelo Badoo, aplicativo de relecionamento, descobriu que 2022 tem tudo para ser um ano cheio de esperanças na busca por parceiros on-line.
Os dados mais recentes revelaram que os solteiros podem estar abandonando suas “preferências” e priorizando a qualidade dos encontros em relação à quantidade. O app ainda convidou a especialista global da área de namoro do Badoo, Sophie Mann, para ajudar a comentar o que está por vir no mundo dosdatings. Confira:
Abrindo os horizontes
Em 2021, muitas pessoas deixaram de procurar pelo seu “tipo” de pessoa e optaram por buscar alguém diferente. A pesquisa agora mostra que aproximadamente 68% dos brasileiros estão mais abertos a namorar pessoas fora de seu ”tipo” este ano, com 50% alegando que namorar seu pessoas que pareciam se encaixar em suas preferências, não funcionou.
Apenas amigos?
Muitos relacionamentos vêm de amizades e, em 2022, veremos mais pessoas procurando pessoas que talvez conheçam na vida real. A pesquisa mostra que 33% dos solteiros brasileiros já se conectaram com alguém que já conhecem em um aplicativo de namoro, com 42% afirmando que convidá-los para sair é mais fácil por este motivo.
“Um aplicativo de namoro é um lugar seguro para mostrar seu interesse por alguém, ao ver alguém que você conhece em um aplicativo de namoro, você já consegue ver as intenções dele e se sentir mais seguro em avisá-lo de que você é interessado”, explica Sophie Mann.
Sem hora para acabar!
O distanciamento social fez com que todos vissem o tempo de maneira um pouco diferente, especialmente os solteiros, e é por isso que agora eles acham mais importante ter encontros mais longos para formar conexões mais profundas. A pesquisa mostra que os encontros duraram em média três horas e meia em 2021, e afirmam que em 2022, eles gostariam de participar de encontros mais longos.
A especialista comenta que ter um encontro mais longo ajuda a estabelecer conexões. ”Os solteiros geralmente acham difícil sair totalmente de sua zona de conforto no primeiro encontro, então, gastando um pouco mais de tempo com eles, é muito mais fácil estabelecer uma conexão mais profunda”.
De volta ao mundo do dating
No período de lockdown, muitos novos relacionamentos surgiram, mas, infelizmente, muitos também se romperam. Agora que o isolamento social está menos rígido e o avanço das vacinações tem mostrado melhoras, muitos novos solteiros estão tentando voltar, quase metade dos entrevistados (47%) afirmam que estão entusiasmados em namorar em 2022.
Emojis falam mais que mil palavras
Emoji é a única linguagem compreendida universalmente e é amplamente usada quando se trata do universo da paquera, em que as palavras podem ser mais complicadas. O pódio agora é emoji apaixonado (34%), seguido de emoji sorrindo (33%) e emoji piscando o olho (27%).
Sophie alerta que utilizar apenas emojis nos bate-papos, pode tornar difícil a continuidade da conversa. “Emojis são uma maneira fácil de deixar alguém saber o que você está pensando e podem ser uma forma divertida de quebrar o gelo e transmitir emoções. Ao contrário das palavras, os emojis raramente são distorcidos, embora seja importante que usemos uma combinação de imagens e palavras para ajudar a mostrar interesse”.
Para muitos, 2021 foi o ano pós-lockdown, então os solteiros estavam animados e ansiosos para conversar com o maior número possível de pessoas. Agora que tivemos tempo para refletir, é mais sobre qualidade do que quantidade, com o objetivo de criar conexões com as pessoas em um nível mais profundo.
*A pesquisa foi realizada pela OnePoll, entrevistando mil solteiros no Brasil, do dia 13 a 21 de dezembro de 2021.
Imagem: Divulgação.