O WhatsApp virou um coringa para pequenos negócios conseguirem melhorar o atendimento e, consequentemente, aumentar suas vendas. Hoje em dia, muitas pessoas utilizam a ferramenta como uma forma de propagando de seus produtos e sistema pós-venda, com o intuito de fidelizar os clientes.
Pensando nisso, a equipe da Authen montou uma lista com 5 dicas que podem servir de inspiração para quem quer empreender bem!
1 – O WhatsApp é um canal onde os clientes têm a expectativa de serem respondidos com mais rapidez. Então é importante ter maior agilidade na hora de responder, além de deixar bem claro o horário em que os atendentes estão disponíveis para conversar. Essa informação pode ser divulgada no status, por exemplo.
2 – Ser sempre cordial e manter a simpatia durante o atendimento é o mínimo, mas é importante tratar o cliente como um indivíduo único com necessidades específicas, assim dando um atendimento realmente personalizado. Claro que recursos de respostas rápidas são bem-vindos, mas devem ser usados com moderação.
3 – Passar clareza e tranquilidade nas informações é essencial. Temos que entender que nem todo cliente é expert em internet e sabe as linguagens que estamos acostumamos a usar com quem tem mais facilidade.
4 – Como em qualquer canal da empresa, você deve prezar muito pela transparência. Não tenha medo de assumir erros, e não os terceirize. Faça de tudo para reverter possíveis impressões negativas. Essa postura é muito importante para a construção de uma relação de confiança com o cliente.
5 – Estar preparado para o atendimento é fundamental. Crie scripts que podem te ajudar a entender como conduzir cada caso, agilizando o atendimento.
• Dica extra: Antes de abrir um novo canal de atendimento, entenda se você está pronto para atender as expectativas com agilidade e eficiência. Não adianta dar mais uma opção de comunicação para o cliente se não conseguir atendê-lo direito.
Por Christopher Spikes, fundador e CEO da Authen, primeira empresa do Brasil a produzir uma linha de roupas de performance acessível para corredoras brasileiras.
(Redação – TecnoInforme)