Dados da pesquisa Panorama de Mensageria, realizada em janeiro pelo Mobile Time e pela Opinion Box, com patrocínio da Infobip, plataforma de comunicação global que conecta negócios a experiências de consumo inovadoras em escala, mostram um aumento no número de usuários do Telegram. O aplicativo de mensagens aumentou em dez pontos percentuais a quantidade de usuários e tem agora uma presença de 45% nos smartphones brasileiros. Porém, seu engajamento ainda é considerado baixo, uma vez que apenas 46% das pessoas que possuem o aplicativo instalado o abrem com frequência. Isso mostra que, apesar de alcançar um público maior, as pessoas seguem dando preferência ao concorrente.
E a disputa pela preferência dos usuários deve se tornar ainda mais acirrada com a chegada do Signal, aplicativo com foco na privacidade de dados. A novidade avançou nos últimos seis meses e chegou à marca de 12% de presença nos smartphones nacionais. No entanto, assim como o Telegram, registra um baixo engajamento, uma vez que 38% dos usuários afirmam que nunca acessaram o aplicativo, e apenas 29% abrem-no todos os dias.
Por sua vez, o WhatsApp registrou queda no registro de usuários diários: em seis meses o porcentual caiu de 95% para 86%. Mesmo assim, o aplicativo continua instalado em 98% dos smartphones brasileiros. “O WhatsApp mostra seu potencial como serviço de mensagens instantâneas, mas a busca cada vez maior por privacidade entre os usuários está abrindo espaço para que novos serviços ganhem notoriedade”, comenta o diretor de vendas da Infobip, Caio Borges.
“A pesquisa traz dados interessantes para o setor de mensageria, porque mostra como serviços além do WhatsApp vêm ganhando força. A tendência é de que eles continuem crescendo, à medida que as necessidades de manter seus dados seguros e ter variedade na hora de se comunicar tornem-se indispensáveis para os usuários”, acrescenta Borges.
Mesmo assim, quando se fala em ligações telefônicas, o WhatsApp segue sendo o meio preferido entre seus usuários, quando comparado aos planos de minutos das operadoras móveis. Ele é também o app preferido para conversar com marcas e empresas. Na pesquisa, 76% dos usuários se comunicam com marcas e empresas por meio do WhatsApp, a maioria (76%) para tirar dúvidas ou pedir informações.
O estudo Panorama Mobile Time/Opinion Box sobre Mensageria Móvel no Brasil foi realizado entre 20 e 27 de janeiro, com 2.026 entrevistados e margem de erro de 2,2 pontos percentuais. O estudo pode ser baixado gratuitamente em www.panoramamobile.com.br.