De acordo com o Ministério da Economia, devido a pandemia do Covid-19, cerca de 1 milhão de brasileiros perderam os seus empregos entre o período da primeira semana de março e a primeira quinzena de abril. Um aumento de 150 mil em relação ao mesmo período do ano passado.
Neste universo, as PMEs (Pequenas e Médias empresas) são responsáveis por empregar 52% dos trabalhadores com carteira assinada e só elas tiveram um impacto de 117 mil lojas fechadas pela quarentena (necessária para conter a disseminação do vírus).
Além das PMEs, outra categoria afetada foi o MEI (microempreendedor individual) que pode empregar até uma pessoa: 40,7% das atividades dos MEIs tiveram de ser interrompidas. Ou seja, renda interrompida para milhares de famílias, segundo relatório do Google referente ao período de março e abril.
Diante dese isolamento, muitos brasileiros precisam conseguir uma nova colocação no mercado mesmo estando dentro de casa.
Para auxiliar microempreendedores que precisam se reinventar neste período e mais de 1 milhão de pessoas desempregadas devido ao Covid-19, o CEBRAC disponibilizou, desde o dia 18 de maio, três cursos que estão em alta no mercado de trabalho. Além dos cursos gratuitos, jovens e adultos, são encaminhados para oportunidades de emprego por meio da agência CEBRAC Empregos.
As três áreas com alta demanda na pandemia com cursos gratuitos são:
• Desenvolvedor Web
Além dos conteúdos técnicos, neste curso são passados detalhes das vagas que o mercado de tecnologia está demandando. O conteúdo pedagógico contempla criação de app, games e e-commerce e além disso planejamento da carreira (importante neste setor de TI e para conseguir ir bem na entrevista online) e também, os estudantes são encaminhados para oportunidades de postos de trabalho pela agência CEBRAC Empregos.
Para se ter ideia da importância desses profissionais, 54% dos brasileiros usam o celular como principal device para internet, e as buscas de como fazer compras online aumentaram 198% em março, no Brasil (dados do relatório do Google- Março/2020).
Link do Curso de Qualificação Gratuito de Tecnologia, acesse http://cebrac.com.br/qi/tecnologia/
2) Atendente de Farmácia
Outro setor que aumentou a procura por profissionais neste período de pandemia, foi o segmento de drogaria. Só no Brasil são mais de 70 mil farmácias, de acordo com o último estudo divulgado pela IMS Health.
A agência do CEBRAC Empregos já encaminhou mais de 5 mil jovens para vagas em farmácias de todo o Brasil. No curso, o aluno já sai com o seu certificado digital e pode angariar colocações como atendente nas drogarias. Também são ensinados técnicas para cuidador de pessoas e idosos com instrução de primeiros socorros.
Link do Curso de Qualificação Gratuito de Tecnologia, acesse http://cebrac.com.br/qi/saude/
3) Gerenciamento de Logística
Segundo o último relatório do Google que apresenta o comportamento dos brasileiros nesta pandemia, 65% dos indivíduos estão trabalhando e estudando 100% de casa. Ou seja, a maioria demandam produtos e serviços de forma remota.
A logística ganha ainda mais força devido a este novo hábito de consumo e de vida. O rodízio de carros nas grandes capitais também tornam a carreira ainda mais desafiadora.
Por isso, a demanda por técnicos de logística cresceu e no curso são ensinados controle de custos, gestão de estoque, entre outros conhecimentos técnicos. Os jovens também são direcionados a possíveis vagas por meio da agência de emprego CEBRAC.
Link do Curso de Qualificação Gratuito de Tecnologia, acesse http://cebrac.com.br/qi/logistica/
Para saber mais sobre os cursos gratuitos e a agência de emprego CEBRAC, acesse: www.cebrac.com.br
(Redação – TecnoInforme)