A carreira profissional e acadêmica das mulheres pretas é o foco da nova edição do Cresça com o Google, programa voltado à capacitação técnica, ao desenvolvimento de habilidades e à construção de soluções para os principais entraves do mercado de trabalho.
As mulheres pretas representam 40 milhões de pessoas no país, das quais somente metade está no mercado de trabalho. Essa realidade foi agravada pelas problemáticas sociais e econômicas impulsionadas pela pandemia do coronavírus.
Já disponível, o Cresça com o Google para Mulheres Pretas tem o objetivo de mudar essa estatística e desenvolver habilidades para que possam enfrentar os desafios profissionais e pessoais ocasionados, também, pelas desigualdades racial e de gênero.
Após cinco edições focadas em mulheres, essa, que é a última iniciativa do cresça no ano, receberá convidadas renomadas para uma série de diálogos a respeito de temas relevantes na experiência das mulheres pretas em ambientes corporativos.
A abertura do ciclo de conversas será feita pela diretora de Parcerias de Conteúdo no YouTube – América Latina e Canadá, Bibiana Leite. O acesso é gratuito e o conteúdo ficará disponível para ser assistido sob demanda. “Minha família me ensinou desde sempre que as pessoas podem tirar tudo de mim, mas não a minha educação e conhecimento. Por isso, investi e continuo investindo em novos aprendizados”, diz Bibiana Leite. “Com o Cresça com o Google, queremos que mais mulheres e meninas pretas possam seguir investindo em si mesmas e, assim, romper barreiras, fortalecer sua autoestima, ganhar confiança e trilhar o caminho profissional que desejam”.
A primeira apresentação será liderada pela primeira Coach Negra a desenvolver uma metodologia de processo de coaching que atenda as especificidades dos afrodescendentes e afroempreendedores, Ana Minuto, que tratará de um dos temas mais importantes e urgentes dos últimos anos no ambiente profissional deste público, a Síndrome da Impostora.
A “Auto Estima da Mulher Preta” será o alvo da segunda agenda do dia, ministrada pela Caroline Moreira, diretora e criadora da startup Negras Plurais, facilitadora afrolab da Feira Preta e gerente de projeto dos Canais Pretos do Ministério Público do Trabalho (MPT), da Organização Internacional do Trabalho (OIT) e da Organização das Nações Unidas (ONU).
Karen Santos, CEO e Fundadora da UX para Minas Pretas entra em seguida para tratar de um tabu antigo: o lugar da mulher na tecnologia. As questões abordadas destacarão os principais desafios de uma carreira formada majoritariamente por homens e pessoas brancas. O protagonismo das mulheres pretas neste ramo também está na pauta do conteúdo.
Dany Carvalho, que atua há dez anos pelo Brasil em iniciativas de fomento à inovação e empreendedorismo tecnológico, inicia o debate com um conteúdo para melhorar a própria apresentação, circulando os pontos fortes para um posicionamento assertivo e eficaz.
“Criatividade, criação de conteúdo e relevância na sua carreira” é o assunto explorado por Amanda Graciano, especialista em inovação e transformação digital, e Top Voice do LinkedIn. A convidada irá discutir a geração de conteúdo como forma autêntica para impactar pessoas. Entre os tópicos da conversa estão a concepção de produtos de relevância para as trajetórias pessoal e profissional.
E para fechar com chave de ouro, Dilma Campos, facilitadora do programa do Google Women Will – Cresça com o Google –, colunista no Portal Promoview e TEDx Speaker, discutirá a “Organização e administração dos papéis da mulher preta”, sublinhando o reflexo dos espaços de atuação cotidianos da Mulher Preta, desde a própria casa até o mercado de trabalho.
Acesso ao conteúdo do Cresça com o Google para Mulheres Pretas: g.co/mulheres-pretas.