Amanhã será lançado o aplicativo Abeille Libras, que estará disponível, a princípio, na Play Store. O lançamento ocorre no mesmo dia em que oficialmente no Brasil se instituiu a Libras como status de língua, em 2002. O aplicativo é resultado de uma parceria entre os desenvolvedores recém-formados Mayara Santos e Jackson Leite, e as empresas GoodBros e Libras na Ciência, que se destacam na área de inclusão, acessibilidade, educação e comunicação.
O app tem como objetivo facilitar o aprendizado de Libras, e funcionará como um elo entre os três pontos de comunicação gestual: intérpretes, comunidade surda e estudantes de Libras. Seu grande diferencial é o uso de intérpretes humanos, que sobem seus vídeos para a plataforma com a curadoria prévia da equipe da Libras na Ciência. “Fizemos questão de usar intérpretes reais não apenas como forma de valorizar a profissão, mas por conta de toda uma riqueza na expressividade gestual e facial, além de querermos uma aproximação maior entre usuários e intérpretes”, explicam os desenvolvedores.
Com a ferramenta em mãos, cada profissional intérprete (especialista convidado ou especialista da Libras na Ciência) poderá auxiliar na tradução e moderação de vocábulos e expressões presentes no dicionário. Já do lado do usuário comum, este sendo pessoa surda e/ou estudante, será possível consultar vocábulos e expressões e tirar dúvidas diretamente com os professores, o que torna o Abeille Libras a ferramenta perfeita para o estudo da Língua Brasileira de Sinais.
A ideia do nome do aplicativo veio a partir do fato de que Abeille em francês significa abelha, que é um inseto símbolo de cooperação e comunicação. O idioma francês foi escolhido em homenagem ao abade francês L’Epée, que criou o que viria a ser a primeira linguagem de sinais e escola para surdos.