O projeto do your:bit, que desafia crianças e jovens a solucionarem problemas reais usando a criatividade e a tecnologia, está com inscrições abertas até 31 de agosto. Promovida no Brasil pelo Educacional – Ecossistema de Inovação e Tecnologia em parceria com a micro:bit Educational Foundation, a iniciativa consiste em uma competição em que estudantes utilizam a placa micro:bit ou até mesmo um protótipo em papel para propor soluções a questões que afetam as comunidades local e global, além do meio-ambiente, com premiação para os melhores projetos. O registro é gratuito e pode ser feito por alunos de 8 a 17 anos matriculados em escolas do ensino público ou particular de todo o País por este link.
São duas categorias para os alunos se inscreverem. Na primeira, exclusiva para participantes com idades entre 8 e 12 anos, os estudantes devem optar por uma das seguintes alternativas: propor uma ideia para resolver um problema que cumpra uma das metas globais propostas pela ONU ou projetar uma solução usando o equipamento micro:bit para chegar ao mesmo objetivo. Já a segunda categoria contempla jovens de 13 a 17 anos e exige que cada indivíduo lance mão do micro:bit para criar um projeto que atenda um dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis (ODS) da ONU.
“O Desafio do your:bit representa uma emocionante jornada rumo à inovação educacional. Para o aluno, participar de um desafio como esse pode fazer toda a diferença em sua vida e é uma forma de explorar o poder da imaginação por meio de soluções inovadoras”, afirma o CEO do Educacional do Educacional, Martin Oyanguren.
Em cada categoria haverá duas equipes vencedoras. A primeira colocada de cada grupo será premiada com um notebook, que vai para o professor que coordenou o projeto, e computadores de bolso BBC: Micro Bit, que serão oferecidos para cada membro da equipe de alunos e também para o professor. Já o time que ficar no segundo lugar de cada categoria receberá as unidades do BBC:Micro Bit para cada participante.
Os times devem ser compostos por, no máximo, quatro integrantes. Os principais critérios para a premiação levam em conta a originalidade e criatividade na resolução dos problemas, além do impacto geral da ideia e a implementação de conceitos e instruções.