Em um evento realizado na sede da empresa em Barueri (SP), a Epson lançou sua nova campanha corporativa “Toner Free”. A iniciativa é o maior investimento B2B da história da companhia no Brasil e visa conscientizar o mercado sobre os impactos ambientais do uso de toner, posicionando sua tecnologia de impressão a frio como uma alternativa mais ecológica e econômica.
Junto com a campanha, a Epson anunciou que será parceira oficial de impressão da COP30, que ocorre em Belém (PA) a partir da próxima semana.

Foco é educar o mercado
O objetivo da nova campanha é claro: mostrar que a impressão a laser, dependente de calor e de cartuchos de toner que contêm plástico, é prejudicial ao planeta. “O objetivo da campanha é disseminar a mensagem de que o toner faz mal para o planeta, incluindo o mercado de impressão corporativa”, afirmou o vice presidente de Vendas e Marketing da Epson nas Américas, Fabio Neves. “Com o apoio dessa campanha, chegaremos à liderança desse mercado no Brasil” – atualmente, segundo o executivo a marca ocupa a segundo posição no segmento.
A campanha “Toner Free” é apoiada em três pilares: confiabilidade do produto, produtividade e sustentabilidade. Segundo a head de Marketing da Epson para a América Latina, Cinthia Araújo, este é o maior investimento da companhia em uma campanha B2B no Brasil, “com a verba ultrapassando dois dígitos em milhões de reais”.
“Nosso desejo é levar a conscientização e a educação para nossos clientes e também para a sociedade”, disse Cinthia. “Queremos conscientizar as pessoas sobre os danos que o plástico contido no toner causa ao planeta”, completou, referindo-se à linha WorkForce da Epson, que não utiliza esse componente.
Impressão a frio vs. Toner

A principal diferença da tecnologia da Epson, chamada PrecisionCore, é operar sem calor. Impressoras a laser tradicionais precisam aquecer o toner plástico para fundi-lo ao papel, um processo que consome muita energia. A tecnologia da Epson utiliza tinta líquida e microchips, eliminando o uso de pó de toner plástico.
Segundo dados informados pela empresa, a indústria de impressão a laser no mundo produz anualmente uma quantidade de plástico em toners equivalente a 246 bilhões de canudos. Em contrapartida, as impressoras da linha WorkForce, como a AM-C5000, podem proporcionar até 86% de economia de energia em comparação com modelos a laser equivalentes.
“Queremos mostrar para o mercado que a linha de impressoras corporativas da Epson entrega mais benefícios e mais qualidade de impressão, sem prejudicar o meio ambiente”, destacou o diretor executivo da Epson, Glauco Ferreira. Ele também lembrou que a fábrica da Epson no Brasil, focada na produção de impressoras domésticas, é a primeira da companhia japonesa fora da Ásia.
Da campanha para a COP30
Reforçando o pilar da sustentabilidade, a Epson será uma das parceiras tecnológicas da COP30, que acontece em Belém de 10 a 21 de novembro. A empresa fornecerá 170 impressoras de sua linha corporativa para atender a todas as demandas do evento, desde credenciais até documentos oficiais nas áreas de delegações e escritórios da ONU.

A tecnologia a frio permitirá uma redução de até 53% nos resíduos gerados. Além disso, a eficiência dos equipamentos foi destacada: nos testes, o tempo de impressão de cada credencial caiu de 27 para 7 segundos, em comparação com eventos anteriores.
“Parcerias como a da Epson com a COP30 mostram que tecnologia e sustentabilidade não são caminhos paralelos, mas sim a mesma estrada”, comentou Fábio Neves. “Ao levar nossas soluções para a operação da conferência, demonstramos um modelo real: menor consumo energético, redução de resíduos e eficiência em escala.”
A Epson também terá um estande na Zona Verde da COP30 e Neves participará de uma palestra sobre inovação e mudanças climáticas no dia 18 de novembro.
Imagens: divulgação/TecnoInforme















































