A gamescom latam divulga a programação dos palestrantes do evento. Entre os convidados estão desenvolvedores, dubladores, produtores e diretores de empresas do cenário de jogos. Durante o encontro, David Alpert, CEO e fundador da Skybound Entertainment; Jenna Seiden, Vice-presidente sênior de desenvolvimento de negócios da Skydance Interactive; e Sébastien Croteau, CEO da The Monster Factory, discutirão com os visitantes temas do mercado de jogos e entretenimento como o futuro da indústria, metodologias de trabalho, experiências no meio e o impacto dos jogos na sociedade atual, entre outros.
Ao todo, o evento contará com 250 horas de programação para os interessados, abordando os mais diversos assuntos que envolvem o mundo dos games. Além das palestras, estão confirmadas as participações de empresas como a Nintendo, Ubisoft, Bandai Namco, Epic Games, Roblox, Niantic, Wargaming e mais. “A gamescom latam tem como um de seus objetivos criar uma aproximação entre o público e os nomes da indústria. As palestras não vão somente trazer conteúdo para os visitantes, mas também abordar assuntos importantes, como a visão do futuro de quem está dentro de algumas das principais empresas do ramo no mundo” comenta o CEO da gamescom latam, Gustavo Steinberg.
Veja alguns dos destaques que estarão na gamescom latam 2024:
CoDevelopment: Insights de grandes editoras
28 de junho, gamescom latam palco journey 2
Este painel contará com a presença de Julian Castano, Gerente de categoria – Serviços externos de produção e marketing da Ubisoft, Carlos Estigarribia, Head of Business Development da Kokku, Juney Dijkstra, Operations Director – External Development da EA, e Sebastian Schlyter, Senior Producer da Paradox Interactive, que discutirão as tendências atuais do co-desenvolvimento e por que ele é importante para editoras e estúdios. Qual é a diferença entre terceirização e co-desenvolvimento? Quais são os principais fatores que as editoras consideram ao decidir sobre um estúdio? Qual é o impacto da IA no desenvolvimento de jogos em geral e no co-desenvolvimento? A América Latina está preparada para aproveitar a onda do co-desenvolvimento?
Games e Atores – O papel dos dubladores
28 de junho, gamescom latam palco quest 1
Bruno Sangregório, André Rinaldi, Guilherme Marques e Fábio Campos, grandes diretores de dublagem da Dubrasil, cada um com mais de 10 anos de mercado e com uma grande experiência em dublagem de animes e com diversos trabalhos em games no seu portfólio, trazem um papo voltado a necessidade do desenvolvedor em relação ao trabalho dos atores numa produção original, com mensagem de Hermes Baroli sobre a influência da dublagem brasileira no cenário de dublagem norte-americano.
A volta da Tectoy pro mercado de games (De jogos a Hardware)
28 de junho, gamescom latam palco quest 2
Neste painel, a equipe responsável pelo projeto Zeenix compartilhará a trajetória do projeto, explicando como ele foi estruturado e planejado. Além disso, discutirão a visão para o futuro e como estúdios e empresas brasileiras podem se unir à Tectoy nessa nova jornada.
Insights globais sobre VR (realidade virtual) de executivos dos EUA e do Brasil
28 de junho, gamescom latam palco journey 2
Na palestra, Jenna Seiden, uma veterana da indústria, na Skydance Interactive, estará em um bate-papo envolvente com o executivo brasileiro Ricardo Justus, CEO da ARVORE Immersive Experiences de destaque do setor de realidade virtual (VR). Esta sessão se aprofundará no estado atual do setor de Realidade Virtual, explorará vários modelos de negócios e fornecerá insights valiosos para estúdios da América do Sul que desejam lançar e trabalhar em um cenário global.
Acessibilidade, dificuldade, abordagem: Jogos para todos
26 de junho, gamescom latam palco journey 2
Neste painel, o fundador da Whitethorn Games, Matthew White fala sobre sua abordagem para tornar os jogos acessíveis. Conhecida como “defensora dos jogos fáceis”, a Whitethorn se orgulha de criar jogos para absolutamente todo mundo. Onde está a linha entre usabilidade e acessibilidade? Como a dificuldade entra na discussão? Esse painel com foco em perguntas e respostas convida à discussão e à introspecção sobre como tornar os jogos mais acessíveis.
Os nomes destacados se juntam a outras grandes personalidades da indústria já anunciadas previamente, como Chance Glasco (Good Dog Studios), Pawel Sasko (CD PROJEKT RED), Mike Foster (Sony) e Tim Morten (Frost Giant).
A programação completa pode ser encontrada no site oficial do evento.
A gamescom latam acontece de 26 a 30 de junho, no São Paulo Expo, e terá ativações e atrações como teste de jogos da gamescom latam BIG Festival, panorama brasil, panorama mundo, presença de grandes publishers, palestras, meet & greet com influenciadores, acesso à área de board games, loja com itens colecionáveis, campeonatos e ativações de e-sports, possibilidade de conhecer artistas e muito mais. Os ingressos estão disponíveis por meio do site oficial da gamescom latam.