A Samsung Electronics realizou em São Paulo o Latam Tech Seminar 2024. Durante o evento, especialistas da divisão Visual Display da companhia apresentaram de forma mais aprofundada os recentes avanços na tecnologia de televisores, agora com inteligência artificial. Trata-se de uma série global, já realizada na Europa e no Sudeste Asiático no início deste ano, e que acompanha os eventos ‘Unbox & Discover’, realizados em toda a América Latina para apresentar os modelos mais recentes das Samsung AI TVs Neo QLED 8K, Neo QLED e OLED.
O evento reuniu profissionais de mídia e da indústria e abordou, além dos novos produtos da marca, o uso da Inteligência Artificial na nova linha de televisores da companhia e como a AI muda a forma como assistimos diferentes conteúdos.
No caso da Neo QLED 8K, o processador NQ8 AI Gen3 utiliza 512 redes neurais para converter conteúdo de baixa qualidade em uma resolução de até 8K. Esta tecnologia baseada em AI analisa e aprimora os detalhes da imagem em tempo real, oferecendo uma experiência de visualização premium mesmo em conteúdos não produzidos em 8K.
Já a Neo QLED 2024 apresenta recursos avançados de otimização de jogos, incluindo o modo AI Auto Game. Com ele, a TV adapta a imagem e o som ao estilo de jogo escolhido pelo usuário.
A linha 2024 OLED, por exemplo, oferece qualidade de imagem sem reflexo de luz, com cores vibrantes e pretos mais profundos. A tecnologia Glare Free garante a precisão das cores, mesmo em condições de muita luz.
Entre as principais soluções com aplicação da IA nas novas TVs da Samsung estão o AI Upscaling, que, potencializado pelo processador mais avançado da marca atualmente, melhora a qualidade da imagem; bem como o AI Motion Enhancer Pro, que permite a exibição precisa de movimentos e reconstrói a trajetória de objetos, sem deixar rastros ou borrões, mantendo a fluidez do conteúdo exibido.
Também foram demonstrados o AI Sound, que oferece uma experiência de som sem distrações, independentemente do ambiente; a compatibilidade com o aplicativo SmartThings, que transforma a TV em uma central de automação controlando demais aparelhos inteligentes em um Mapa 3D; e o AI Energy Mode, que ajusta o brilho do aparelho, além de analisar cena a cena e também gerenciar o nível de brilho da tela, o que diminui o gasto de energia da TV e ajuda a medir o consumo de energia em kWh de cada um dos produtos inteligentes conectados pelo SmartThings Energy.
Foto: Divulgação.