É inegável que a internet se tornou indispensável na vida da maioria das pessoas. Sendo o quinto país mais conectado, o Brasil tem cerca de 165 milhões de usuários ativos, segundo dados da Statista, plataforma on-line especializada em dados de mercado.
Com a ascensão dos smartphones, o acesso ficou ainda mais fácil: basta ter um bom plano de dados para navegar de qualquer lugar. Apesar disso, ainda existem dúvidas quando se trata de contratar esse serviço para o celular. A Nomo, operadora de celular 100% digital que visa ser uma alternativa às operadoras tradicionais e desburocratizar o setor, esclarece as principais dúvidas e ajuda a escolher o serviço ideal.
Nomes diferentes, mesmo conceito: plano, franquia, pacote. Todos esses termos aparecem durante a procura, às vezes confundindo quem está pesquisando. Apesar das nomenclaturas, o conceito aqui é o mesmo — internet para uso no celular. Isso acontece porque, qualquer plano de dados está atrelado a um pacote de dados. O plano define o tamanho do pacote e quantos Megabytes (MB) ou Gigabytes (GB) ficarão disponíveis para navegar na web. Já a franquia de dados surge dentro das modalidades de planos, que determinarão quanto de dados o consumidor terá e, também, qual será a forma contratada: pré ou pós-pago, ou controle.
Pré-pago, pós-pago ou controle: modalidades de pagamentos podem ser complexas na hora de contratar um plano. Afinal, cada uma tem especificidades que podem ou não ser ideais para quem contrata, por isso, é importante conhecer as diferenças entre elas. O pré-pago é a modalidade mais ‘básica’, normalmente, para o consumidor contratar uma quantidade limitada de dados que podem durar de um a trinta dias, pagando antes da contratação. No pós-pago estão as opções mais completas, com mais dados e alguns outros benefícios, a depender da operadora, sendo pago mensalmente de acordo com o uso. Já o controle é um misto dos dois, e o consumidor pode pagar por um número fixo de dados, SMS ou ligações e, caso acabe antes do mês, pode contratar mais, pagando o valor determinado.
Mais opções, mais flexibilidade: algumas operadoras, como a Nomo, oferecem uma modalidade alternativa as tradicionais, dando a opção de contratar um plano flexível. O da Nomo funciona por uma mensalidade fixa de R$ 9,00. O usuário é livre para escolher qualquer quantidade de dados, voz e SMS, ou, também, existe a possibilidade de deixar “zerado” e utilizar apenas os aplicativos com o uso de dados gratuito (WhatsApp, Waze e Maps). É possível escolher exatamente a quantidade de dados (GBs), minutos e SMS, tudo isso via autosserviço no próprio aplicativo. Esses benefícios se acumulam por até um ano, ou seja, o que o consumidor não utilizar no mês, continua disponível.
Entendendo qual o melhor plano: não existe um plano pior ou outro melhor. O melhor sempre será aquele que se adapta à realidade pessoal do consumidor. Avaliar o consumo de dados, ligação e SMS e quais aplicativos são oferecidos de maneira gratuita, são formas de entender qual plano contratar. Uma pessoa que fica a maioria do tempo no wi-fi, não irá precisar de um plano com uma quantidade imensa de dados. Além disso, muitas operadoras oferecem aplicativos essenciais, como WhatsApp e Waze, gratuitamente. Pesquisar a qualidade do serviço na região e quantas reclamações existem sobre aquela operadora também é essencial e previne uma futura dor de cabeça: entender como será o dia a dia de gestão de uso de dados, planos, atendimento e outros pontos de suporte.
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