A Opera apresenta o Opera One, versão de acesso antecipado de um navegador completamente redesenhado que está planejado para substituir o principal navegador Opera para Windows, MacOS e Linux ainda este ano. Baseado no Design Modular, o Opera One transforma a forma como você interage com seu navegador, entregando uma experiência de navegação líquida mais intuitiva para o usuário. Com o lançamento, o Opera One também se torna o primeiro grande navegador baseado no Chromium com um compositor multithread que dá vida à interface do usuário.
O Opera One também apresenta o Tab Islands, uma maneira nova e mais intuitiva de interagir e gerenciar várias guias. A Opera anunciou recentemente seus primeiros recursos generativos de IA, incluindo AI Prompts, bem como acesso ao ChatGPT e ChatSonic na barra lateral.
Design Modular
Com o Opera One, o navegador foi redesenhado de acordo com o Design Modular. A nova filosofia de design permitirá que a Opera construa com o tempo um navegador mais poderoso e rico em recursos, pronto para um futuro generativo baseado em IA. O navegador Opera está, assim, iniciando sua metamorfose em um navegador que se adaptará dinamicamente às necessidades do usuário, trazendo apenas os principais recursos para o primeiro plano: os módulos relevantes dentro do Opera One se ajustarão automaticamente com base no contexto, fornecendo ao usuário uma experiência de navegação mais líquida e sem esforço.
Além de criar espaço para serviços de IA generativos existentes, o novo design também está lançando as bases para os serviços de IA que a Opera planeja lançar em um futuro próximo.
Com o Multithreaded Compositor, o Opera One é o primeiro grande navegador baseado em Chromium que dá vida à interface do usuário como nunca antes. Combinada com os novos Princípios de Design Modular, esta nova arquitetura permite a implementação de novos recursos, como a nova arquitetura Tab Islands.
Trata-se de recurso que oferece uma experiência suave e intuitiva criada para usuários que interagem com várias abas. Os pesquisadores descobriram que o design de abas existente nos navegadores torna difícil alternar entre conjuntos de tarefas. Além disso, de acordo com a pesquisa da Opera, a maioria das pessoas se sente sobrecarregada com a confusão de suas guias e deseja que os navegadores façam mais para ajudá-los a gerenciar suas abas.
As novas Tab Islands do Opera One abordam esse desafio. Ilhas de guias são uma nova maneira de manter abas relacionadas entre si de maneira intuitiva – sem forçar os usuários a mudar seus hábitos. Elas são criadas automaticamente para manter as guias juntas no mesmo contexto de navegação. Os sites abertos também podem ser reunidos em uma ilha de guias pressionando o botão CTRL/Command e clicando naqueles que você deseja agrupar e, em seguida, clicando com o botão direito do mouse para criar uma ilha de guias. Eles também podem ser movidos arrastando e soltando entre as ilhas. Você também pode adicionar a uma ilha de abas existente arrastando e soltando ou pressionando o pequeno botão de adição na lateral da ilha.
IA na barra lateral
As atualizações da Opera no início de 2023, que incluíram a adição de recursos generativos de IA ao navegador, abriram o caminho para esse novo navegador redesenhado. No futuro, a Opera se transformará para se tornar totalmente modular, tornando a interface do usuário do navegador mais intuitiva e funcional.
Imagens: Divulgação.