Os computadores precisam de alguns cuidados básicos para se manterem em pleno funcionamento por mais tempo. São pequenas práticas que podem ser realizadas por usuários de qualquer nível de conhecimento em informática e que certamente ajudarão a prolongar a vida útil dos equipamentos, além de evitar prejuízos técnicos e financeiros. Camilo Stefanelli, responsável pela Compaq no Brasil, preparou uma lista com dicas essenciais.
Evitar o uso de notebooks em superfícies inapropriadas
É muito comum que usuários notebooks apoiem o equipamento em superfícies inadequadas como colo, cama ou cobertores. Esse tipo de uso obstrui as entradas e saídas de ar e causam um superaquecimento da máquina.
“Ao impedir a refrigeração correta do notebook e, consecutivamente, aumentar a temperatura interna do aparelho, o usuário está colocando em risco o funcionamento do computador a curto e longo prazo. O superaquecimento pode reduzir a vida útil dos componentes da máquina e, em casos mais críticos, até ocasionar o mau funcionamento do sistema operacional, causando lentidão ou até mesmo provocando o seu desligando repentino É recomendável que o aparelho esteja sempre posicionado em superfícies planas e duras”, explica Camilo.
Limpar regularmente o computador
Higienizar com frequência o computador é essencial para manter seu bom funcionamento, mas é preciso fazer isso da maneira certa, tomando alguns cuidados básicos. Antes de tudo, o usuário deve verificar se o computador está totalmente desligado e com o cabo de força fora da tomada. Feito isso, é aconselhável limpá-lo com um pano macio de modo que a poeira não seja empurrada para dentro da máquina.
Além disso, é preciso ter muita atenção com soluções líquidas, que podem danificar partes eletrônicas e até mesmo o acabamento do equipamento. “Não devemos borrifar produtos de limpeza ou outros líquidos diretamente em qualquer superfície do computador, já que eles podem danificar permanentemente os componentes internos da máquina. Também é sempre aconselhável usar produtos próprios para esse tipo de limpeza e não arriscar usar qualquer produto guardado na dispensa de casa”, completa Camilo.
Manter o antivírus atualizado
Ao contrário do que muitos pensam, não é necessário utilizar softwares de varredura para certos programas e arquivos, já que eles podem trazer outros potenciais riscos à máquina. Nesse caso, o recomendado é sempre utilizar um antivírus completo e atualizado.
“O antivírus pode detectar a maioria dos vírus, destruí-los e, em grande parte dos casos, reparar o dano causado. Para fornecer proteção contínua contra ameaças recentemente descobertas, o software deve estar sempre atualizado. Um programa de antivírus pode vir pré-instalado no computador, mas o usuário também pode escolher o programa que já está acostumado para proteger o seu sistema”, recomenda o responsável pela Compaq no Brasil.
Fazer backups periodicamente
Fazer o backup do sistema é extremamente importante e a melhor forma de evitar a perda de arquivos importantes em caso de pane na máquina. Nesse caso, o recomendado é fazer o processo periodicamente, de acordo com a frequência de uso de cada um. “Para as pessoas que raramente usam o computador, fazer uma cópia de segurança mensalmente é o suficiente. Entretanto, para quem utiliza a máquina para trabalhar ou estudar, todos os dias, é aconselhável a realização de backups, pelo menos, semanais. Além de fazer o backup físico, num HD, por exemplo, os usuários têm a opção de salvar na nuvem, que é até mais seguro”, disse Camilo.
Atualizar os programas e ativar recursos de segurança
Manter o sistema operacional e os principais softwares do computador atualizados também é muito importante, já que eles auxiliam na correção de problemas de segurança e a melhorar o desempenho da máquina. No caso de programas da Microsoft, por exemplo, os usuários recebem um alerta sempre que uma nova atualização está disponível. “O ideal é fazer a atualização assim que a notificação chegar”, explica Camilo.
Outra iniciativa importante sobre segurança é ativar alguns recursos de proteção à rede wi-fi, já que nem todas elas oferecem a proteção necessária. “Se precisar viajar com o computador ou transportá-lo, o ideal é que o usuário faça um backup das informações em uma unidade de armazenamento externo e remova todos os discos e cartões de mídia acoplados, como SD cards, micro SD e pen drives, por exemplos. Ao utilizar transporte aéreo, leve o computador como bagagem de mão e a mídia externa com o backup das informações e arquivos importantes”, finaliza Camilo.
Foto: Divulgação Compaq