Apesar das altas taxas de desemprego e os impactos da pandemia, o mercado de TI continua a apresentar um déficit significativo de mão de obra especializada.
Segundo dados da Brasscom, até 2024, o mercado brasileiro de TI terá em aberto 240 mil vagas. A entidade estima que ao ano há uma demanda de 70 mil profissionais, mas apenas 46 mil formandos na área.
Essa demanda também é grande na Dimed, grupo empresarial que reúne a rede de farmácias Panvel, com cerca de 450 unidades, uma das maiores distribuidoras de medicamento do País.
O grupo tem uma forte agenda de transformação digital, que inclui o desenvolvimento de uma plataforma unificada própria já no conceito omnichannel, precisando assim de profissionais com capacidades em tecnologias inovadoras específicas e em escassez no mercado.
Para suprir de forma eficiente e customizado esta demanda, a Dimed acessou o Programa FlowTalents da Viaflow, consultoria de tecnologia especializada em automação de processos, integração de sistemas e outsourcing, incluindo fábrica de software e sustentação de aplicações, com forte atuação em capacitação de profissionais de TI.
O Programa forma jovens talentos sem experiência ou formação específica em TI de acordo com a demanda das empresas em três pilares: comportamento, lógica e tecnologia.
São cerca de 15 meses de curso, de forma intensiva, que inclui uma parte teórica e uma parte totalmente prática atuando nas empresas sob a supervisão da consultoria.
O programa é gratuito e remunerado para os participantes. A quinta turma já está aberta para inscrição pelo site da Viaflow e realiza a formação de pessoas de forma on-line para os estados do Rio Grande do Sul e São Paulo.
Segundo a empresa, além de possuir cursos mais longos, as faculdades acabam não conseguindo acompanhar a velocidade de transformação dos negócios e da tecnologia. O FlowTalents preenche este gap e abre novas oportunidades de carreira para jovens com muito potencial.
As inscrições podem ser feitas por meio do link http://bit.ly/2XDM2aL.
(Redação – TecnoInforme)