A startup Aarim chega a Belo Horizonte levando sabor e qualidade aos clientes da Forneria Original, delivery de pizzas artesanais com mais de 30 unidades no Rio de Janeiro. O Aarim desenvolveu uma plataforma de delivery que automatiza as vendas via WhatsApp, através do assistente de compra virtual Aarim White Label (AWL). Com o AWL basta enviar uma mensagem pelo WhastApp e os clientes falam direto com o assistente virtual. Em poucos segundos ele irá enviar o cardápio de produtos, anotar o pedido e realizar o pagamento online ou, se preferir, na entrega. Com ajuda do AWL as vendas via whatsApp da Forneria Original têm crescido cerca de 45% ao mês.
No Brasil, segundo dados do IBGE, 95% das pessoas que possuem celular utilizam aplicativos de mensagens, inclusive no trabalho. Com o crescimento dessa poderosa ferramenta de comunicação, ela passou a ser também uma grande aliada aos negócios. Diante disso, os cariocas Lucas Angi e Victor Coutinho, amigos de infância apaixonados pelo empreendedorismo, viram nesse segmento uma oportunidade. Nasceu assim o Aarim, primeira plataforma de vendas 100% no WhatsApp. “Hoje nossos principais clientes estão no Rio de Janeiro, mas queremos e temos potencial para crescer nacionalmente. Acabamos de desembarcar em Minas Gerais com a Forneria Original e em São Paulo com uma rede de restaurantes Japoneses chamada Nakatao Sushi”, comenta Victor Coutinho, CEO do Aarim.
Entre os diferenciais, além do pagamento direto dentro da conversa, estão também a possibilidade de integração com sistemas de gestão de pedidos no ponto de venda e suporte na área de logística, quando o estabelecimento não conta com entregadores próprios. A plataforma oferece ainda uma equipe de atendimento disponível 12 horas por dia em todos os dias do ano. Aliado a isso, ela ainda serve como ponte entre o cliente e o estabelecimento, permitindo que os lojistas tenham acesso aos dados de seus usuários, facilitando a identificação do perfil do cliente e a utilização dessa informação para trabalhos de reativação e remarketing.
Com a pandemia da Covid-19 e a necessidade de empresas aderirem ao delivery para se manterem ativas, em 2020 os sócios viram o negócio explodir, uma vez que as vendas por WhatsApp se tornaram uma saída econômica e prática para quem não possui site ou aplicativo de e-commerce. Com a ajuda da Aarim centenas de pequenas e médias empresas passaram a vender online. “No início da pandemia chegamos a ser o principal canal de vendas de uma grande marca de comida japonesa no Rio de Janeiro, correspondendo a um share de mais de 35% dos pedidos”, revela Victor.