À medida que cresce o número de consumidores acessando a internet para realizar transações bancárias e financeiras, os fraudadores também aumentam seus esforços tendo como principal alvo o setor de serviços financeiros. É o que aponta a pesquisa da TransUnion que, ao comparar os últimos quatro meses de 2020 (1º de setembro a 31 de dezembro) aos primeiros quatro meses de 2021 (1º de janeiro a 1º de maio), constatou que o percentual de suspeitas de tentativas de fraude digital originadas no Brasil contra empresas de serviços financeiros cresceu 612%. Globalmente, esse índice registrou aumento de 149%.
A análise das suspeitas de tentativas de fraude digital em todos os setores, mostrou um aumento de 24% em todo o mundo, quando comparados os primeiros quatro meses de 2021 com os últimos quatro meses de 2020. No Brasil, a porcentagem total de tentativas de fraude aumentou 53% quando comparamos o mesmo período.
A TransUnion monitora tentativas de fraude digital relatadas por empresas em diversas áreas, tais como serviços financeiros, saúde, seguros, varejo e telecomunicações, entre outros. As conclusões são baseadas na inteligência de bilhões de transações e mais de 40 mil sites e aplicativos contidos em seu principal pacote de soluções de prova de identidade, autenticação baseada em risco e análise de fraude – o TransUnion TruValidate.
“A taxa de tentativas de fraude está aumentando globalmente, especialmente no setor de serviços financeiros, porque os fraudadores entendem que é nesse segmento que ocorrem as transações de maior valor”, diz o vice-presidente sênior de soluções de fraude global da TransUnion, Shai Cohen. “Estamos vendo mais organizações de serviços financeiros implementando soluções de prevenção à fraude com algum sucesso, embora nossas descobertas deixem claro que este não é o momento para relaxar. À medida que a economia começa a se abrir e a ter um desempenho melhor, as empresas precisam garantir que estão fornecendo um mercado seguro, que ofereça experiências adequadas aos consumidores.”
“Esse estudo traz um insight sobre a importância de se traçar estratégias de negócios baseadas no conhecimento aprofundado de cada mercado: o Brasil vive uma explosão das tentativas de fraudes digitais. O salto de 612% somente nos serviços financeiros reflete o aumento da população bancarizada e aumento expressivo de compras on-line. Outra particularidade local é que as tentativas de fraude em logística no Brasil cresceram 38%, enquanto o mundo registrou queda”, analisa o diretor de soluções da TransUnion Brasil, Marcelo Leal.
Para a TransUnion, o verdadeiro roubo de identidade, que é o principal tipo de fraude digital em serviços financeiros, acontece quando uma identidade roubada é usada para cometer fraude, sendo a vítima uma pessoa real. O segundo e o terceiro tipos de fraude digital mais relatados pelos clientes de serviços financeiros da TransUnion se referem à fraude de cadastro e à apropriação de contas, respectivamente.
A fraude de cadastro ocorre quando um consumidor se recusa a pagar dívidas contraídas de forma legítima e/ou afirma falsamente ser vítima de fraude de identidade para fugir desse compromisso. Já a apropriação de conta ocorre quando alguém, que não seja o proprietário, usa a conta sem permissão, de forma mal-intencionada.