A agência V3A anuncia a aquisição dos 50% do Prêmio eSports Brasil, premiação da indústria de games e e-Sports da América Latina. Em 2021, o evento chegará a sua quinta edição, consolidado como uma das principais celebrações do mercado de e-Sports no mundo. Com a aquisição, a V3A assume a posição da Go4it no negócio, dando continuidade à parceria com a Globo, detentora dos outros 50%.
A movimentação reforça o investimento da V3A no mercado de e-Sports. Atualmente, a agência tem um segmento dedicado exclusivamente à indústria em parceria com Kevin T’ang, da Câmara de comércio Brasil – China, que já conta com o WESG Latam, edição latinoamericana do World Electronic Sports Games, competição multiplataforma de e-Sports, fundada na China pelo grupo Alibaba. A segunda edição do WESG Latam, encerrada no início de março de 2021 teve mais de dez horas ao vivo nos canais Sportv, em parceria com a Globo.
Victor Vocos Camargo, diretor executivo da V3A fala sobre a decisão de ampliar a participação da agência na indústria de e-Sports “A aquisição do Prêmio fortalece a V3A no segmento de Games e cria mais um canal de conexão entre a comunidade gamer e dos e-Sports com o universo crescente de marcas que já perceberam o valor desse mercado e querem se conectar a ele”.
Com a conclusão do negócio, executivos da V3A já integram o time de planejamento da quinta edição do Prêmio eSports Brasil, que será realizada em dezembro de 2021. O evento promete mobilizar mais uma vez a comunidade e celebrar os ídolos e a indústria gamer brasileira, por meio de dezenas de premiações divididas em categorias técnicas e populares.
Segundo o Relatório Global do Mercado de e-Sports e Live Streaming 2021, produzido pela Newzoo, consultoria especializada em estudos da indústria gamer e de e-Sports, o mercado global de e-Sports vai ultrapassar a marca de US$ 1 bilhão pela primeira vez em 2021. Isso representa um crescimento de 14,5% em relação ao ano passado.
Deste montante, o relatório aponta que patrocínios (US$ 641 milhões), direitos de mídia (US$ 192,6 milhões), taxas de publishers (US$ 126,6 milhões), merchandising e ingressos (US$ 66,6 milhões) e streaming (US$ 25,1 milhões) são as principais fontes de receita de um mercado que cresce mesmo com a crise da Covid-19.